Índice

Como ativar e disparar o SMS na Kobana?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

Na Kobana você consegue personalizar uma régua de cobrança para que mensagens de texto (SMS) sejam enviadas ao celular do seu cliente automaticamente.

Como ativar o SMS na minha conta da Kobana?

Acesse o menu Automações > SMS > Ativar. Verifique o valor que será cobrado por mensagem de até 160 carácteres e confirme a ativação. Ao confirmar essa ativação, os envios ainda não serão realizados. Os disparos dependerão da criação de no mínimo uma notificação, conforme explicamos abaixo.

O SMS será disparado aos seus clientes através de um número do nosso provedor de serviços

Como criar notificações automáticas aos meus clientes?

Os disparos automáticos de SMS ocorrem apenas quando você cria pelo menos uma notificação. Para isso, acesse o menu Automações > SMS > Notificações.

Na página seguinte, clique no botão verde para cadastrar sua notificação.

Agora você deve preencher os campos para criar sua notificação:

👉 Carteira (opcional): você pode selecionar uma carteira de cobrança para que essa notificação seja disparada apenas para os boletos emitidos dessa carteira ou deixar em branco e assim disparar para todas as carteiras.

👉 Quando esse SMS será disparado?: você deve selecionar o evento que deverá ocorrer para que essa notificação seja disparada. Exemplo: boleto criado, boleto registrado, boleto pago, etc. Se quiser você pode criar um evento próprio.

👉 Mensagem: escreva a mensagem que você quer que o seu cliente receba. Você pode utilizar as variáveis, como: nome do cliente, data de vencimento, valor, link do boleto, etc.

A Kobana cobra até R$ 0,15 por SMS disparado. Cada SMS tem um limite de 160 caracteres. Ultrapassando esse limite sua mensagem será enviada, porém ela poderá chegar dividida em partes ao seu cliente e você será cobrado mais de uma vez por isso. Vale considerar que as variáveis serão substituídas por uma quantidade de caracteres diferentes e, por isso, sugerimos sempre deixar uma margem para esse aumento de caracteres.

👉 Receber cópia (opcional): adicione um celular para receber todas os SMS disparados dessa notificação. Caso seja adicionado o número, você será cobrado adicionalmente pelo disparo ao número em cópia.

👉 Filtro de etiquetas (opcional): adicione etiquetas para que o sistema realize um filtro e envie as mensagens apenas para boletos que tenham as etiquetas.

Como disparar o SMS de forma manual?

Além de disparar de maneira automática, você pode disparar um SMS a qualquer momento para seus clientes.

Abra a cobrança junto a qual deseja enviar o SMS, e clique em Ações > Enviar por SMS. Preencha os dados do SMS assim como desejado, e clique em Enviar notificação por SMS

Também é possível realizar o disparo manual via API da Kobana. Para fazer esse envio, é muito simples.

Basta acessar a API, em nosso edpoint Enviar Boleto por SMS, e preencher os parâmetros, como ID do boleto, telefone do pagador, mensagem, ID da notificação e ID da conta SMS.

Como fizemos?

Como consultar o extrato do meu banco usando a Kobana?

Como importar boletos para a Kobana através de arquivos remessa?

Contato