Régua de cobrança e as notificações automáticas

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A régua de cobrança é como ficou conhecida uma medida tomada por diversos negócios para evitar a inadimplência de seus clientes e para melhorar a gestão de suas cobranças. Na Kobana, é possível você construir uma régua de cobrança através de nosso sistema de notificações automáticas por e-mail ou SMS.

Veja nosso guia completo de como enviar notificações automáticas por e-mail e SMS.

Com as notificações fica muito simples você ter um maior controle sobre como e quando irá cobrar os seus clientes, evitando o esquecimento por parte deles. São enviadas mensagens automáticas por e-mail e/ou SMS para avisá-los no caso de acordo com os eventos selecionados, por exemplo:

  • Quando um boleto for criado
  • 10 dias antes do vencimento
  • No dia do vencimento
  • 5 dias após o vencimento

Para isso, basta acessar o menu Régua de Cobrança e Eventos Customizados. Nesta página você vai encontrar todos os eventos já criados por você e poderá criar novos.

A quantidade de dias e de notificações depende do funcionamento de cada negócio: pergunte-se qual seria o melhor dia para lembrar os seus clientes de que o boleto dele está para vencer e também analise se é melhor esperar para avisá-los de que o pagamento não foi feito ou se deve fazer isto imediatamente.

Agora, é hora de personalizar o e-mail ou SMS a ser enviado para cada evento, basta clicar em visualizar e você terá acesso à tela abaixo, onde poderá criar uma notificação para e-mail ou SMS com o evento customizado.

Basta cadastrar sua primeira notificação.

Lembre-se também de passar uma maior confiabilidade e aproximação com seu cliente utilizando as diversas variáveis que oferecemos. Com elas, é possível criar campos padrão que serão substituídos pelas informações cadastradas do seu cliente ou do boleto em questão, como o nome do cliente ou o link para acessar o PDF do boleto.

Caso deseje, também é possível cadastrar um modelo de e-mail para ser enviado ou até mesmo utilizar um template próprio em HTML. Esta é mais uma forma de passar uma ideia de profissionalismo na cobrança de seus boletos para seus clientes, uma vez que você pode usar a sua logomarca, cores e design na mensagem enviada.

Possuímos uma seção em nossa base de conhecimento inteiramente dedicada a auxiliar nossos usuários na criação e gestão das notificações automáticas. Você pode acessá-la aqui: Notificações e Envio de E-mail.

Utilizar essa ferramenta para criar uma régua de cobrança para negócio pode ser fundamental para manter controle sobre o fluxo de caixa, além de ser uma grande ajuda. Afinal, é bem mais fácil configurar um sistema para enviar lembretes de pagamento aos seus clientes do que enviá-los manualmente todos os dias.

Como fizemos?

Certificado Digital - O que é e onde o encontrar?

Como criar e personalizar o layout dos meus e-mails?

Contato