Como informar e retirar o pagamento de um boleto manualmente?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

Informando o pagamento

Por mais que você dê opções ao seu cliente de realizar o pagamento via boleto ou PIX, algumas vezes pode acontecer dele efetuar esse pagamento de outra forma, como, por exemplo transferência ou via espécie.

Pensando nisso, a Kobana tem disponível uma forma de você marcar o boleto como pago. Para fazer isso, dentro da interface clique em Ver Boleto no título que deseja informar o pagamento, em seguida, clique Ações > Informar pagamento.

Na próxima tela, você vai informar qual o valor pago e a data de pagamento.

Ao marcar a opção indicada na caixa de texto da página de pagamento, você solicitará que o boleto seja baixado no banco através da próxima remessa gerada na Kobana, manualmente ou automaticamente.

Com todas as informações preenchidas, clique em Pagar Boleto. O status do boleto será alterado para pago e será gerado um evento de "boleto pago" ao boleto podendo resultar em envio de notificações ao seu cliente e disparo de webhooks a depender das suas configuração.

Você pode realizar a marcação de boleto pago através da API também. Para fazer isso, consulte a nossa documentação.

Retirando a informação de pagamento

Caso por algum motivo este pagamento seja informado de maneira incorreta, você poderá retirar a informação do mesmo, voltando seu boleto para o status aberto.

No menu Cobrança > Boletos > Pagamentos, clique na lixeira que se encontra ao lado direito da informação de pagamento. Clique em Sim, continuar para concluir a ação de exclusão da informação de pagamento

Como fizemos?

Como cadastrar um certificado digital na Kobana?

Como automatizar a consulta de extrato da minha conta do Sicoob?

Contato