Qual a diferença entre Boleto, Carnê e Assinatura?

Rafael Lima Atualizada Por Rafael Lima

No menu Cadastrar, você tem a opção de criar Boleto, Assinatura e Carnê.

Essas três opções são modos de cobrança baseados na emissão de boletos. Entenda as diferenças entre elas:

O Boleto é basicamente um título de cobrança com informações como: valor a ser pago, data de vencimento, quem deve pagar e para quem deve ser pago. Ele pode ser pago em qualquer instituição ou estabelecimento conveniado do banco emissor, até a data de vencimento indicada. Na Kobana, escolha a opção de boleto se você quiser emitir um documento para uma cobrança única, que deverá ser paga apenas uma vez. Se a cobrança precisar ser parcelada ou for recorrente, você deverá optar pelo Carnê ou Assinatura.

O Carnê, por sua vez, é um título que comprova uma compra que será paga em parcelas. Quem compra um produto ou serviço por meio de carnê normalmente passa por uma análise de crédito para a empresa ter certeza sobre a sua capacidade de cumprir com as obrigações de pagamento.

Trata-se de um meio ainda muito utilizado em lojas de eletrodomésticos, de carros, mesmo instituições de ensino e imobiliárias. Na prática, o Carnê é um conjunto de boletos, cada um com vencimento em um mês, gerando parcelas mensais que devem ser pagas para quitar a dívida de uma compra ou serviço. 

Assim como o Carnê, a Assinatura se refere a um compromisso de pagamento recorrente. Entretanto, ao invés de gerar todos os boletos de uma vez em um conjunto, na Assinatura cada boleto é enviado ao pagador no mês ou outro período em que deve ser pago. Essa forma de cobrança é muito utilizada pelas empresas que buscam a fidelização do cliente, como por exemplo uma revista ou um serviço de Internet.

Como fizemos?

O que é um boleto proposta e quais as regras para a emissão desse tipo de boleto?

Como criar notificações específicas para tags?

Contato