Como ativar o registro automático de boletos através da API do Sicoob?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

O registro via API bancária possibilita que o boleto gerado na Kobana seja registrado na hora, sem a necessidade de geração de um arquivo de remessa. Siga os passos abaixo para ativar esse serviço disponível no Sicoob.

  1. Acessando o Portal Developers do Sicoob

Realize o cadastro ou login no Portal Developers do Sicoob: https://developers.sicoob.com.br/#!/login

  1. Criando uma aplicação

Acesse o menu Meus Aplicativos e proceda para criar uma Nova Aplicação.

Em seguida, valide os seus dados a partir de uma autenticação com seu login do Sicoobnet.

Autorize a autenticação da conta clicando em Aprovar.

Agora você será encaminhado para seguir com o cadastro da sua aplicação. Preencha com o nome da aplicação (ex.: Nome da Empresa - Registro de Boleto - Conexão Kobana) e uma descrição (Ex.: Registro de boletos via integração Kobana).

Na página seguinte, selecione com qual API deseja integrar. Neste caso será a API de boletos para cobrança.

Selecione o número da conta que pretende realizar a conexão. Importante que essa conta seja vinculada a alguma carteira de cobrança cadastrada na Kobana.

Na sequência, selecione Não para integração através de empresa parceira. Realize o upload do certificado digital emitido pelo ICP Brasil para o seu CNPJ .

Na próxima página, confirme os dados e clique em Concluir.

Com a aplicação criada, você poderá ter acesso à credencial necessária, Client ID. Copie a credencial e salve em um local seguro. Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de Produção.

  1. Importando o certificado digital na Kobana

Com a credencial coletada, você vai acessar sua conta da Kobana. No menu Conta > Segurança > Certificados, vai clicar em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e realize a importação do mesmo certificado importado no Portal Developer do Sicoob.

  1. Criando a conexão com o banco

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Conexões e selecionar o Sicoob.

Em seguida, selecione o produto que deseja utilizar, neste caso será o Boleto. Insira o Client ID, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "REGISTRO BOLETO - SICOOB - NOME DA EMPRESA".

  1. Associando a conexão à respectiva carteira

Criada a conexão, acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.

O sistema vai solicitar que selecione uma conexão para vincular a esta carteira. Selecione a conexão que acabou de criar e finalize o procedimento.

  1. Confirmando a ativação do serviço

Recomendamos que, ao finalizar o processo, emita um boleto para testar o registro e verifique na aba de registro se o mesmo foi feito pela API bancária.

Como fizemos?

Como enviar o arquivo de remessa ao Bradesco?

Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service?

Contato