Como criar e personalizar o layout dos meus e-mails?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Na Kobana você pode criar uma régua de cobrança para disparar automaticamente notificações por e-mail aos seus clientes.

O layout desses e-mails de notificações são definidos pelos templates configurados na sua conta. Os templates podem ser configurados por um desenvolvedor, eles definirão como as informações aparecerão no e-mail, suas cores, organização na tela, imagens, etc.

Caso você não configure um template, o seu e-mail será disparado em um formato padrão.

Para criar um template, acesse o menu Automações > E-mails > Templates.

Atenção! Esse tutorial e as telas apresentadas aqui não são para a edição das mensagens enviadas pelos e-mails de notificação, mas apenas para criação e alteração do layout de e-mail. Para configurar a mensagem do email, siga esses passos.

Na página que abrir você verá o código HTML que define o modelo padrão. O modelo padrão gera um e-mail básico, que você poderá pré-visualizar ao lado do código.

Caso você queira criar um novo template de e-mail, incluindo a logomarca da sua empresa, cores ou até com um design diferenciado. Você poderá fazer utilizando a caixa de edição de texto HTML. Portanto, esse é um recurso avançado que requer noções de programação.

Para criar um novo modelo de email, clique no botão com o sinal de +.

Dê um nome para esse modelo e inclua o conteúdo alterando o código HTML e CSS.

Note que a tag {{ email.html }} será substituída pela mensagem que você configurar para cada notificação. Mantenha sempre a tag em seus templates.

Com o novo template criado, você poderá utilizá-lo em qualquer notificação sua, selecionando esse template pelo nome. Para saber como criar as notificações siga o passo a passo do artigo: Como enviar notificações automáticas por e-mail?

Como fizemos?

Régua de cobrança e as notificações automáticas

Gerenciando o histórico de SMS enviado

Contato