Como importar vários clientes através de uma planilha?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

​Toda vez que você gera um boleto através da Kobana, automaticamente o pagador é cadastrado como cliente na plataforma. Por isso, não existe a necessidade de cadastrar esse cliente antes de gerar os boletos. Porém, em alguns casos pode ser necessário para a sua operação, como, por exemplo, quando você importa um arquivo de remessa para a geração dos boletos e este arquivo não contempla todos os dados do pagador.

Você pode cadastrar cliente por cliente através da interface ou pode cadastrar todos de uma vez utilizando um arquivo CSV, que pode ser gerado através de uma planilha em Excel ou Google Sheets.

Para realizar essa importação em massa você deve seguir os passos abaixo:

  1. Acessando a ferramenta de Importação

Vá até o menu Cadastrar > Importar > importar Clientes.

  1. Criando sua planilha

Antes de subir o arquivo é importante se basear nos modelos que disponibilizamos na interface, conforme mostrado na imagem abaixo.

Se você optar por fazer no Excel ou no Google Sheets, após preencher a planilha com as informações dos seus clientes, você deverá salvá-la no formato ".CSV". Na imagem abaixo, demonstramos como fazer isso, utilizando o Google Sheets:.

Mantenha os rótulos da coluna em letra minúscula conforme os exemplos. Isso evita problemas principalmente se você utiliza o Excel.
  1. Importando o arquivo

Na mesma tela da ferramenta de importação, clique no retângulo pontilhado e envie o arquivo ".CSV" salvo em seu computador ou arraste o arquivo para dentro do retângulo.

  1. Concluindo e revisando a importação

Finalizando o passo anterior, você não precisa aguardar o sistema finalizar a importação do seu arquivo. Você pode fechar o sistema ou fazer outras coisas nele enquanto a importação é processada.

Quando desejar consultar a importação, vá no menu Conta, Históricos e Importações.

Se houver algum tipo de inconsistência ou erro nos dados inseridos na planilha ao importar o arquivo, o sistema criará apenas os clientes com informações corretas, ignorando as linhas com informações inconsistentes.

Você poderá revisar a importação, clicando em Ver Importação (👁️).

Para verificar o cadastro dos seus clientes, acesse o menu CRM e, então, Cadastro de Clientes.

Como fizemos?

Como emitir um boleto através da Kobana?

Como gerar um Carnê através da Kobana?

Contato