Como ativar o envio automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI) para carteiras de cobrança?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A Kobana elimina diversos trabalhos manuais e faz sua empresa ganhar tempo!

Uma das funcionalidades que mais facilitam o dia a dia dos nossos clientes é o EDI (Eletronic Data Interchange), que nada mais é do que a troca automática dos arquivos de remessa e retorno entre a Kobana e o seu banco.

Para ativar essa automatização para carteiras de cobrança, você deverá autorizar a Kobana a acessar o diretório desses arquivos no banco.

Com a sua autorização acessaremos apenas o diretório dos arquivos de remessa e retorno. Não teremos acesso a nenhuma outra informação da sua conta bancária.
  1. Selecionando a carteira e gerando a carta de autorização

O EDI deverá ser ativado por carteira de cobrança. Por isso, caso você tenha mais de uma carteira cadastrada na Kobana, você deverá, se assim desejar, repetir estes passos para cada uma delas.

Clique no menu superior Cobrança > Boletos > Carteiras.

Nessa tela você tem acesso a todas as sua carteiras listadas. Na coluna EDI você consegue visualizar quais já possuem essa automatização ativa. Na carteira que deseja ativar essa função clique em Ativar:

O botão Ativar só aparecerá se você tiver concluído a homologação da sua carteira e se este serviço estiver disponível em seu banco.

Caso você já tenha todos os dados cadastrados necessários para gerar a carta, você receberá ela por e-mail e poderá fazer o download pela interface. Caso ainda não tenha preenchido os dados, você será redirecionado ao formulário de edição da carteira onde deverá preencher:

  • Nome do Gerente
  • Nome do Responsável
  • E-mail do Responsável
  • Celular do Responsável
  • Logomarca da Empresa

Finalizando o preenchimento dos dados, proceda com novamente com a solicitação de ativação do EDI para ter acesso à carta de autorização.

  1. Conectando Kobana e o Banco

A carta gerada autoriza a Kobana a trocar os arquivos de remessa e retorno com o banco por você. Assine a carta e envie ao seu gerente bancário. Essa carta será encaminhada à área do banco responsável pelas integrações.

Abaixo listamos as áreas dos bancos responsável pela ativação do EDI. Se o seu banco não está listado abaixo não significa que ele não possui esse serviço, apenas não é de conhecimento nosso a área responsável pela ativação.

Banco

Área responsável que o seu gerente deverá encaminhar a carta

Banco do Brasil

Equipe DITEC

Banrisul

Rede EDI

Bradesco

Conectividade

Caixa Econômica Federal

SIGCB

Itaú

Equipe Cash

Safra

Implantação

Santander

Equipe Eletrônica

Sicoob

No Sicoob, você pode realizar a ativação do EDI através do internet banking

Sicredi

Homologações

A partir da entrega da carta ao gerente, você não precisará fazer mais nada. O gerente deverá encaminhar a carta à área responsável que vai entrar em contato com o nosso parceiro de integração, E-Sales (VAN), para finalizar o processo.

Caso seu gerente tenha dúvidas sobre como proceder internamente para habilitar a integração, peça para ele entrar em contato com a Kobana através do telefone ou e-mail inscritos na carta: 3003-0386 (sem DDD).

Após a entrega da carta, o EDI não estará ativo ainda. Por isso é importante que você continue fazendo o envio dos arquivos manualmente até que a nossa equipe confirme a ativação.
  1. Confirmando a ativação do EDI

Quando o EDI for ativado por ambos os lados, banco e Kobana. Nossa equipe enviará um e-mail ao endereço principal da sua conta confirmando essa ativação e dando algumas instruções de como proceder nas primeiras emissões.

Além disso, você também pode configurar um webhook para avisar sobre a conclusão da ativação do EDI, fazendo uso do evento edi.activated.

Após a conexão via EDI estar ativa, você não terá mais acesso aos arquivos de remessa e de retorno através do seu internet banking. Apenas através da Kobana.

Planos contratados a partir de 01/04/2020 possuem esse serviço incluso no plano. Para planos contratados anteriormente essa ativação poderá ocasionar em uma cobrança por boleto registrado. Consulte o seu plano no menu Planos e Pagamentos ou converse com a nossa equipe de suporte.

Além do tráfego automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI), também disponibilizamos o registro via Web Service e API dos bancos. Entenda quais são as diferenças entre os dois serviços.

Como fizemos?

Quais as diferenças entre a comunicação com o banco via EDI e web service/API?

Como enviar o arquivo de remessa ao Itaú?

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