Como automatizar a consulta de extrato da minha conta do Sicoob?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A Kobana possui uma integração com o Sicoob para consulta de extrato. Em via de regra, o extrato é atualizado no seu banco diariamente e você pode consultar o mesmo através da nossa interface ou API.

  1. Cadastrando a conta financeira na Kobana

Acesse o menu Financeiro > Contas e realize o cadastro da sua conta do Sicoob que deseja consultar o extrato.

  1. Acessando o Portal Developers do Sicoob

Agora para realizar a conexão entre a Kobana e a sua conta do Sicoob, você deve acessar o Portal Developers do Sicoob e realizar o cadastro ou login: https://developers.sicoob.com.br/#!/login

  1. Criando uma aplicação

Acesse o menu Meus Aplicativos e proceda para criar uma Nova Aplicação.

Em seguida, valide os seus dados a partir de uma autenticação com seu login do Sicoobnet.

Autorize a autenticação da conta clicando em Aprovar.

Agora você será encaminhado para seguir com o cadastro da sua aplicação. Preencha com o nome da aplicação (ex.: Nome da Empresa - Extrato - Conexão Kobana) e uma descrição (Ex.: Consulta de extrato via integração Kobana).

Na página seguinte, selecione com qual API deseja integrar. Neste caso será a API de consulta de extrato.

Selecione o número da conta que pretende realizar a conexão. Importante que essa conta seja va mesma que você cadastrou no passo 1 deste artigo.

Na sequência, selecione Não para integração através de empresa parceira. Realize o upload do certificado digital emitido pelo ICP Brasil para o seu CNPJ .

Na próxima página, confirme os dados e clique em Concluir.

Com a aplicação criada, você poderá ter acesso à credencial necessária, Client ID. Copie a credencial e salve em um local seguro. Certifique-se de que a credencial foi gerada para o ambiente de Produção.

  1. Importando o certificado digital na Kobana

Com a credencial coletada, você vai acessar sua conta da Kobana. No menu Conta > Segurança > Certificados, vai clicar em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e realize a importação do mesmo certificado importado no Portal Developer do Sicoob.

  1. Criando a conexão com o banco

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Conexões e selecionar o Sicoob.

Em seguida, selecione o produto que deseja utilizar, neste caso será o Extrato. Insira o Client ID, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "EXTRATO - SICOOB - NOME DA EMPRESA".

  1. Associando a conexão à conta financeira

Criada a conexão, acesse o menu Financeiro > Contas e clique na respectiva conta cadastrada. Na página da conta, clique em Configurar Conexão do Extrato.

Agora basta selecionar a conexão que você acabou de criar e finalize o procedimento.

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