Índice

Como ativar o PIX do Itaú?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. Este artigo irá te auxiliar na ativação para geração dos QR Codes do PIX do Itaú e assim passar a receber nessa modalidade.

Como conseguir as credenciais?

Observamos que o banco pode dar início à disponibilização das credenciais do PIX de diferentes maneiras, e por este motivo, antes de realizar qualquer outra ação será preciso que você converse com seu gerente.

Explique ao mesmo que deseja gerar cobranças PIX através do API do banco e que a Kobana já possui a interegração necessária para isso, mas que seria necessário a disponibilização das credenciais: Client ID e Token Temporário.

A partir disso, o gerente poderá seguir os seguintes métodos:

1ª Hipótese - O banco enviará a você um token descriptografado, que você precisará anexar à Kobana (passo a passo logo a baixo). Caso seja esta a condição, você poderá identificá-la devido ao fato de que o banco não tenha solicitado a você anteriormente que nada fosse enviado para que você viesse a ter acesso a este token.

2ª Hipótese - Alguém da sua equipe já realizou os passos anteriores, envio da chave ao banco e de recepção do token descriptografado, e você já possui o token.

3ª Hipótese - O banco solicitará que você gere uma chave pública e envie a eles, e após o envio desta chave disponibilizarão a você o token necessário para ativação.

4ª Hipótese - Em algum outro momento você ou alguém de sua equipe já enviou uma chave pública ao banco com o intuito de ativar a API, e o processo não foi concluído. Neste caso é preciso que você gere uma nova chave pública e envie ao banco. Ao encaminhá-la ao banco, especifique que você necessita que o token temporário seja gerado fazendo uso da chave pública que você envia no e-mail em questão.

Quando devo gerar a chave pública?

Para cada hipótese levantada acima, há uma ação diferente que você deverá executar:

1ª Hipótese - Como o banco já disponibilizou o token desciptografado, não há necessidade de gerar a chave pública. Neste caso, você poderá ir direto para a próxima seção deste artigo para saber como subir o token na Kobana.

2ª Hipótese - Como o banco já disponibilizou o token desciptografado, não há necessidade de gerar a chave pública. Neste caso, você poderá ir direto para a próxima seção deste artigo para saber como subir o token na Kobana.

3ª Hipótese - Você deverá seguir os passos logo abaixo para saber como gerar a chave pública na Kobana.

4ª Hipótese - Você deverá seguir os passos logo abaixo para saber como gerar a chave pública na Kobana.

Como gerar a chave pública?

Para que a disponibilização das credenciais pelo banco seja realizada de forma segura, é necessário que seja gerada uma chave pública e que essa seja encaminhada ao banco. Você consegue fazer isso acessando o menu Integrações > Conexões em sua conta da Kobana. Em seguida clique em Nova Conexão e selecione o Banco Itaú.

Crie o nome da conexão, por exemplo "PIX - ITAU - NOME DA EMPRESA". A seguir você deverá selecionar opção para gerar a chave pública, uma vez que, você se encaixa nas hipóteses 3 ou 4.

Na página seguinte, clique no ícone para fazer download da chave pública.

Com a chave pública baixada em seu computador, encaminhe a mesma ao gerente de cash, responsável pela integração da sua conta. No mesmo e-mail solicite que ele encaminhe as credenciais criptografadas para integração via API de PIX.

Assim que o gerente disponibilizar as credenciais, siga para os passos abaixo:

Ativando o PIX na Kobana

  1. Inserindo as credenciais na Kobana

Assim que o seu banco encaminhar as credenciais, de forma segura, copie as credenciais disponibilizadas e acesse sua conta da Kobana no menu Integrações > Conexões. Clique para cadastrar uma nova conexão e selecione o logo do banco Itaú. Dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "PIX - ITAU - NOME DA EMPRESA" e insira as credencias para proceder com a ativação.

  1. Criando sua conta PIX

Realizada a ativação da conexão, você deve agora criar um conta PIX. Para isso acesse o menu Cobrança > Configurações > Contas PIX e cadastre essa nova conta. Selecione o banco Itaú, em seguida, selecione a conexão que você criou no passo 2 e inclua a chave do PIX. Prossiga com os demais procedimentos até que o sistema confirme que a conta PIX foi ativada com sucesso. Concluindo este passo, os seus boletos ainda não estarão gerando o PIX no formato boleto híbrido.

  1. Gerando o PIX e boletos-híbridos

Finalizando os passos acima, você poderá começar a gerar o PIX e o boleto-híbrido.

Para geração do boleto-híbrido, inclua a conta PIX em uma de suas carteiras de cobrança, para fazer isso acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras. Clique em Ver Carteira (👁️) naquela que deseja configurar o boleto-híbrido. Na próxima tela clique em Ações > Alterar. No final da página de edição da carteira, você visualizará informações sobre o boleto-híbrido e a opção de selecionar a conta geradora do PIX. Selecione a conta PIX que desejar para esta carteira. Pronto! A partir de agora todos os boletos dessa carteira serão gerados acompanhados de um QR Code do PIX.

Para geração apenas do PIX, desacompanhado de um boleto, você deve consultar nossa documentação técnica. Atualmente é possível gerar apenas o PIX através da nossa interface.

O QR Code do PIX que geramos é dinâmico, ou seja, ele é gerado de acordo com valores e dados que você cadastrou no boleto. Porém, ele não obedece regras do boleto, como desconto, juros e multa. Quando utilizado em modelo boleto-híbrido, o PIX é baixado no vencimento do boleto.

Como fizemos?

Como saber o motivo do meu cliente não ter conseguido pagar o boleto?

Como importar carnês através de uma planilha do Excel ou Google Sheets?

Contato