Como saber o motivo do meu cliente não ter conseguido pagar o boleto?

Quando você gera seus boletos e os envia aos seus clientes, pode acontecer de ele entrar em contato algum tempo depois informando que não conseguiu realizar o pagamento. Neste momento, o primeiro instinto é verificar o mais rápido possível motivo para esta situação, de forma a não causar prejuízos ao seu negócio.

Veja neste artigo como conseguir essa informação através do Arquivo de Retorno.

O Arquivo de Retorno é utilizado como uma forma de atualizar as informações na Kobana de acordo com ocorrências recebidas pelo seu banco. Veja mais sobre esse assunto aqui.

1 - Acesse a sua conta

A partir do acesso à sua conta na Kobana, clique em Acessar e depois em Boletos.

2 - Localize o boleto em questão

Ao abrir a página com todos os boletos que você já gerou, use um dos filtros para localizar o boleto que o cliente não conseguiu realizar o pagamento e selecione Ver Boleto.

3 - Verifique as informações trazidas por Arquivos de Retorno

Após entrar na página do boleto, você irá clicar em Ocorrências. Veja que irá aparecer uma área chamada Retornos do banco, onde estarão listadas todas as ocorrências que recebemos através de Arquivos de Retorno; incluindo, por exemplo, entrada de título, erros de registro (se houver algum) e liquidação.

Os motivos mais comuns de o cliente não ter conseguido realizar o pagamento são:

  • O boleto ainda não foi registrado no banco

Como pode levar até 2 horas para o registro ser feito pelo banco, muitas vezes a pessoa tenta realizar o pagamento antes deste período passar. Verifique se há um retorno com a mensagem de "entrada confirmada", como no exemplo da imagem acima e, se não houver, provavelmente essa é a razão. Neste caso, o conselho dado é que você espere antes de enviar o boleto ou que solicite ao cliente que tente realizar o pagamento novamente ao final do dia.

Confira também se há novos Arquivos de Retorno disponíveis no seu internet banking que ainda não foram trazidos para a Kobana.

Uma forma de evitar esses casos e registrar os boletos quase que imediatamente após a geração, é ativando o serviço de Web Service. Para saber mais, leia o artigo sobre o Registro automático de boletos através do Web Service do banco.
  • Entrada rejeitada

A razão mais recorrente para isto, é de o boleto possuir um nosso número que já foi usado, ou (se acontecer com vários boletos de uma mesma carteira) a carteira de cobrança estar com problemas. Se mesmo lendo os "detalhes da ocorrência" não compreender o que houve, aconselhamos que entre em contato com o banco para conseguir mais informações do motivo da rejeição.

Se ainda assim você não conseguir identificar a causa do problema, sinta-se à vontade para entrar em contato conosco através dos nossos canais de suporte e também através do chat que fica disponível no canto inferior direito nas páginas principais do nosso site.

Como fizemos?

Como criar um boleto fatura na Kobana?

Como ativar o PIX do Itaú?

Contato