Como criar uma assinatura para cobrança recorrente?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A Assinatura é uma forma de cobrança recorrente. Ela é muito utilizada por empresas que buscam a fidelização do cliente ao produto ou serviço, como por exemplo um clube de assinatura ou um software online.

Na Assinatura, automaticamente, são gerados boletos de acordo com as regras definidas por você. Dessa forma, você pode cobrar o seu cliente recorrentemente sem se preocupar em gerar e enviar o boleto mensalmente.

Para entender as diferenças entre boleto, carnê e assinatura, leia este artigo.

Para criar uma assinatura através da Kobana, você deve acessar o menu Cadastrar > Assinatura.

Agora você deverá preencher as informações da assinatura que está sendo criada:

  • Carteira: se você tem mais de uma carteira, selecione a que você vai emitir os boletos dessa assinatura;
  • Modelo: caso você tenha um modelo de boleto criado, você pode selecioná-lo aqui e assim vai puxar as configurações dele, inclusive o logo da sua empresa, se tiver;
  • Quantia: valor de cada boletos que será gerado para essa assinatura;
  • Próxima cobrança: data de vencimento do próximo boleto a ser gerado dessa assinatura, o primeiro a ser gerado pela Kobana;
  • Antecedência: quantidade de dias anteriores ao vencimento que cada boleto deve ser gerado (exemplo: próxima cobrança: 10/10/2022, antecedência: 7, dia da geração dos boletos: todo dia 3);
Considere sempre que a próxima cobrança será gerada automaticamente apenas se a antecedência não passou ainda.
  • Ciclo da assinatura: os boleto serão gerados mensalmente, quinzenalmente, bimestralmente, etc;
  • Parar em (opcional): indique a data que a assinatura será interrompida;
  • E-mail do cliente (opcional): você pode indicar um e-mail específico dessa assinatura para o seu cliente receber os boletos. Esse será um e-mail adicional caso o cliente já tenha um cadastro na Kobana;
  • Demonstrativo: inclua as informações sobre o serviço ou produto que você está fornecendo;
  • Instruções para o Caixa: contém as informações adicionais de cobrança, como multa, juros e desconto. Por padrão, isso é preenchido automaticamente pela Kobana, mas depende da configuração selecionada para cálculo de datas.
  • Multa (opcional): selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e os dias para a cobrança;
  • Juros (opcional): selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante, os dias para a cobrança e o tipo de dias (corridos ou úteis);
  • Desconto (opcional): se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e a quantidade de dias para a aplicação;
  • Documento: o tipo de documento por padrão é a duplicada mercantil ("DM"), os outros campos são opcionais e podem ser preenchidos com número e data do documento vinculados ao boleto;
  • Dados do cliente: Nome/Razão Social, CPF/CNPJ, Apelido/Nome Fantasia (opcional) e Contato (opcional);
  • Endereço do cliente: CEP, Endereço, Número, Bairro, Complemento (opcional), Estado e Cidade;
    Se você está emitindo um boleto de um cliente já cadastrado na Kobana, você precisará apenas digitar o nome cadastrado, selecionar o cliente e o sistema vai puxar todas essas informações sem precisar reinseri-las (saiba como cadastrar clientes).
  • Informações para a remessa: você pode estipular em quantos dias o boleto será baixado e protestado através da geração de uma remessa, além de poder informar que o boleto poderá ser pago em prestações (todos esses dados são opcionais);
  • Etiquetas: tem a utilidade de facilitar a busca por boletos e se relacionar com notificações específicas (saiba mais);
  • Notificações: neste campo, você poderá escolher qual será o nome do arquivo enviado através de uma notificação por e-mail automática (campo opcional).

Após finalizar o preenchimento, clique no botão verde Adicionar Assinatura. O primeiro boleto será gerado conforme as informações de próxima cobrança e antecedência que você cadastrou.

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