Índice

Como criar uma cópia de um boleto?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Muitas vezes existe a necessidade da geração de uma segunda via de um boleto com novas informações, como vencimento e valor, ou até mesmo para corrigir informações, como dados do beneficiário, informações de multa e juros, entre outros.

Para isso e para outras necessidades existe a cópia rápida na Kobana. Onde em poucos cliques na interface ou através de uma requisição na API, você consegue gerar um novo boleto a partir de um boleto já gerado, alterando a informação que desejar.

Criando uma cópia de um boleto

Através da Interface

Para criar a cópia de um boleto, acesse o menu Cobrança > Boletos e, em seguida, clique em Ver Boleto (👁️) do boleto que deseja criar uma cópia. Na página específica do boleto clique em Ações > Copiar.

Ao clicar em copiar, será aberta uma página com um formulário já preenchido com as informações do boleto que você está copiando. Nessa página, você poderá alterar as informações que desejar e incluir uma nova data de vencimento. Realizada as alterações, clique em Gerar um novo boleto.

Esse novo boleto será gerado e nele estará contida a informação do ID do boleto de origem, o boleto que foi copiado.

Através da API

Para criar uma cópia de um boleto através da API, você deve realizar uma requisição pelo endpoint https://{apiHost}/v1/bank_billets/{id}/duplicate informando o ID do boleto que deseja duplicar e adicionando as informações que deseja alterar nesse novo boleto.

Consulte nossa documentação para saber mais

Consultando cópias de boletos criadas

Havendo a necessidade de rastrear os boletos que deram origem à copias e as cópias que foram criadas, além de poder ter a informação do boleto original dentro da página da cópia na interface, conforme demonstrado acima. Também existe a opção de exportar os boletos e visualizar isso em uma planilha.

Para exportar os boletos, você deve acessar o menu Cobrança > Boletos e aplicar um filtro. Feito isso, clique em Exportar Filtrados e selecione o arquivo que desejar.

Saiba mais sobre Exportação de Boletos: Como exportar as informações dos boletos para Excel?

No exemplo abaixo, exportamos em formato XSLX para que seja possível visualizar em Excel ou Google Sheets. As três primeiras informações da planilha serão: ID do boleto, ID de boletos que foram geradas cópias a partir deste, ID de boleto original que gerou esta cópia.

Como fizemos?

Como salvar vários boletos em PDF?

Como adicionar as etiquetas (tags) aos meus clientes?

Contato