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Como cancelar um boleto?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Em certas ocasiões pode ser necessário cancelar um boleto que foi gerado anteriormente. Os motivos pode ser diversos, como o cancelamento do fornecimento de produto ou prestação de serviço, a geração com algum dado equivocado, entre outros. Através da Kobana, é possível cancelar um boleto a qualquer momento e com apenas alguns cliques.

Veja neste artigo como fazê-lo e também como informar ao banco.

Recomendamos que um boleto seja cancelado apenas quando o registro já tiver sido confirmado ou se a remessa solicitando o registro ainda não tenha sido enviada ao banco manualmente. Caso contrário, existe a chance do banco negar a baixa, pois o boleto não foi registrado ainda.

Cancelar um boleto individual

Há duas maneiras de cancelar um boleto na Kobana. Na página principal de boletos (Cobrança > Boletos), onde você tem a visão dos últimos boletos gerados, você pode localizar o boleto aplicando um filtro e, em seguida, clicar nos três pontos e, então, cancelar.

Além disso, você poderá acessar a página específica do boleto, clicando em ver boleto (👁️), como pode ser visto na imagem acima. Na barra superior da tela do boleto, terá a opção Ações > Cancelar.

Motivo do Cancelamento

Ao cancelar o boleto, aparecerá uma janela para caso queira incluir o motivo pelo qual o boleto será cancelado. Você poderá selecionar um motivo e clicar em Cancelar.

Sempre que precisar consultar o motivo de um boleto ser cancelado, você poderá acessar a página do boleto e manter o cursor em cima do status dele.

Cancelar diversos boletos

Se for o caso, também é possível cancelar seus boletos em lote, ou seja, não seria necessário entrar na página de cada um fazer este processo de forma individual.

Na página de boletos, selecione os que deseja através das caixas à esquerda e, após, clique no botão Cancelar que irá aparecer.

Informar ao banco

Ao cancelar seus boletos na Kobana, é essencial informar ao banco desta ação, para que o título seja baixado no sistema bancário e passe a ficar indisponível para pagamento.

A ocorrência com o Pedido de Baixa será gerada automaticamente após o boleto ser cancelado, devendo ser transmitida em um arquivo de remessa gerado através de nossa plataforma e enviado ao banco através de seu internet banking.

Caso a sua carteira esteja com o EDI ativado, a remessa será gerada e enviada automaticamente ao banco. Sua carteira poderá, também, estar conectada com a API do banco que realiza cancelamento. Neste último caso, não será necessária a geração de um arquivo remessa.

Atente-se! Nem todas as conexões via API ou web service realizam o cancelamento do boleto.

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