Índice

Como alterar o cadastro de um cliente?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A alteração dos dados de um cliente, por via de regra, não afeta os boletos que você já gerou. Ao alterar o cadastro, esses dados serão considerados apenas nos próximos boletos emitidos.

Outro ponto importante é que se você altera os dados de um cliente, mas ao emitir boleto você troca esse dado no formulário da interface, inclui outro dado na planilha ou realiza uma requisição via API com dado diferente, vamos considerar esse dado que está sendo inserido na hora de emitir boleto e não o do cadastro original do cliente.

Alterando os dados de um cliente

Para alterar os dados do cliente, acesse o menu CRM > Cadastro de clientes. Busque pelo cliente que quer alterar utilizando filtro e digitando o nome, CPF/CNPJ ou o ID dele.

Clique em visualizar cliente (👁️). Na página do cliente, cliquem em Ações > Alterar.

Agora você poderá alterar qualquer dado do cliente para que seus próximos boletos contenham o cadastro atualizado.

Atualizando o e-mail e o celular do seu cliente em boletos já emitidos

Caso você precise atualizar o e-mail ou celular de um cliente e isso tenha que ser atualizado nos boletos já emitidos também, você poderá fazer seguindo os passos acima e selecionando a opção Atualizar a opção de não enviar e-mail/SMS pra este cliente e os endereços de email/celular principal e opcional nos boletos associados a este cliente.

Ao selecionar essa opção, o sistema indicará se há boletos existentes desse cliente que serão atualizados:

Feito isso, mesmos os boletos antigos terão os endereços de e-mail e/ou celular atualizados para disparos.

Alterando os dados de clientes em lote

Se você deseja alterar os dados de vários clientes, a melhor opção é fazer isso utilizando a nossa API ou por importação de uma planilha em formato CSV.

Para importar uma planilha, acesse o menu Cadastrar > Importar > Importar Clientes.

Na página de importação, você terá acesso a diferentes formatos de exemplos de como é a planilha que deve ser importada na Kobana. Faça o download do exemplo que deseja trabalhar e salve uma cópia no seu computador.

Como a intenção é alterar os dados de um cliente, você só precisará colocar na planilha o ID, CPF ou CNPJ do cliente e os dados que deseja importar. Feito o preenchimento da planilha, salve o arquivo em formato CSV e suba ele na página de importação.

Ao finalizar a importação, verifique se todos os dados foram importados com sucesso.

Como fizemos?

Como adicionar senha aos boletos?

Posso alterar a data de vencimento e o valor de um boleto já emitido?

Contato