Tudo sobre a Kobana
O que é a Kobana?
A Kobana é para o meu negócio?
O que a Kobana faz e não faz?
Quais são as vantagens em utilizar a Kobana?
Como criar minha conta na Kobana?
Como é o suporte e qual o horário de atendimento?
Exemplos de grandes empresas que utilizam a Kobana
Preciso de conta bancária para utilizar a Kobana?
Preciso de carteira de cobrança para utilizar a Kobana?
Quais bancos a Kobana atende?
Planos e Pagamentos
Como funciona a cobrança dos planos da Kobana?
Como acompanhar seu extrato financeiro da Kobana?
Como a Kobana faz a contagem de boletos do meu volume contratado?
Como acompanhar o meu volume de boletos emitidos?
Como realizar o pagamento do meu plano da Kobana?
Como trocar o cartão de crédito utilizado para pagamento?
Contratando a Kobana eu terei algum outro custo para a emissão dos meus boletos bancários?
Posso alterar meu plano quando desejar?
Como cancelar o meu plano da Kobana?
Integração bancária
Registro de Boleto
Quais as diferenças entre a comunicação com o banco via EDI e web service/API?
Como ativar o envio automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI)?
Como enviar o arquivo de remessa ao Itaú?
Como baixar o arquivo de retorno do Santander?
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicredi?
Como ativar o registro automático através do Web Service do Santander?
Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Como baixar o arquivo de remessa?
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicoob?
Como enviar o arquivo de remessa ao Bradesco?
Como ativar o registro via web service do Sicoob?
Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service?
O que preciso para emitir boletos com registro?
Formatos dos arquivos de remessa e retorno
Como enviar o arquivo de remessa à Caixa Econômica Federal?
Como ativar o registro automático através do Web Service do Sicredi?
Como enviar o arquivo de remessa ao Banco do Brasil?
Como ativar o EDI para uma carteira do Sicoob?
Como enviar o arquivo de remessa ao Banco Daycoval?
Como baixar o arquivo de retorno do Bradesco?
O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?
Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?
Como enviar o arquivo de remessa ao Santander?
Como conectar à API de cobrança do Banco do Brasil?
Como ativar a comunicação via API com o Itaú
Funcionalidades
Emissão de boletos
Emissão de Boletos
Boleto de Cobrança
Boleto Fatura
Carnê
Assinatura
Logomarca no Boleto
Multa, Juros e Desconto
Alteração do Vencimento e Valor
Cancelamento de Boleto
Emissão da Segunda Via
Copiar Boleto
Controle de Pagamento
Observações por Boleto
Malha de Segurança
Hospedagem do Boleto
Hospedagem do Boleto
Endereço Encurtado
Download do PDF
Inclusão na Agenda
Impressão do Boleto
Envio do Boleto por WhatsApp
Integração com os Bancos
Integração com os Bancos
Múltiplas Carteiras
Bancos Suportados
Troca de Arquivos
Registro dos boletos on-line
Histórico de Ocorrências
Comandos Suportados
Web services dos bancos
Clientes (CRM)
Notificações por E-mail
Notificações por E-mail
Configurar Servidor Próprio
Template em HTML
Automação por Eventos
Controle de e-mails enviados
Reenvio de E-mail
Editor Visual da Mensagem
Variáveis de Substituição
Histórico de e-mails
Cobrança Recorrente
Nota Fiscal Eletrônica
Geração de Arquivo Remessa
Leitura Arquivo Retorno
Importação/Exportação
Envelope para Envio pelos Correios
Log de Eventos
Integração Zapier
Integração SharpSpring
API
Notificações Webhooks
Configurações Avançadas
Alertas do Sistema
Nova Plataforma de Cobrança
Tutoriais
Layouts e Personalização de Boletos
Layout do boleto comum
Como criar um Modelo de Boleto?
Layout do carnê
Layout do boleto fatura
Layouts de boletos, carnês, boletos fatura e envelopes
Como emitir um boleto através da Kobana?
Como importar vários clientes através de uma planilha em Excel?
Como gerar um Carnê através da Kobana?
Como criar uma assinatura?
Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?
O que fazer se eu não consegui concluir a homologação da minha carteira de cobrança?
Durante a homologação cadastrei errado minha carteira. Como faço para realizar a alteração?
Quais informações preciso para cadastrar minha carteira de cobrança?
Como cadastrar novos usuários para a minha conta?
Como cadastrar e homologar minha carteira de cobrança na Kobana?
Como utilizar o PIX na Kobana?
Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?
Como acompanhar os pagamentos dos meus clientes?
Como importar boletos através de uma planilha em Excel ou do Google Sheets?
Como cadastrar um cliente e acompanhar seu histórico de emissões?
Como importar boletos para a Kobana através de arquivos remessa?
Como salvar vários boletos em PDF?
Como adicionar as etiquetas (tags) aos meus clientes?
Como gerar um Link de Pagamento?
Como cancelar um boleto?
Como ativar o PIX do Banco do Brasil?
Como permitir que o vencimento ocorra no final de semana?
Como gerar um envelope para o meu boleto?
Como ter controle do histórico de atividades dos usuários da minha conta?
Como alterar um boleto já emitido?
Como funciona o Portal do Cliente?
Como faço alterações da minha carteira de cobrança?
Como criar uma subconta?
Como alterar vários boletos utilizando um arquivo em Excel (CSV)?
Como informar o pagamento de um boleto manualmente?
Negativação através da Kobana
Como adicionar senha aos boletos?
Como alterar o cadastro de um cliente?
Posso alterar a data de vencimento e o valor de um boleto já emitido?
Como receber Alertas sobre a minha conta por e-mail?
Como alterar minha senha de acesso aa Kobana?
Como faço excluir uma carteira de cobrança?
Como alterar o sequencial de remessa?
Como exportar as informações dos boletos para Excel?
Como conferir o valor do boleto de homologação no Bradesco?
Como definir a carteira padrão para geração dos boletos na importação de remessa?
Como ativar o PIX Bradesco?
Como funciona o sistema de alertas da Kobana?
Como usar as Etiquetas (TAGs) para identificar os meus boletos?
Comandos pendentes: acompanhe ou cancele os eventos que entrarão na próxima remessa
Como funciona a emissão automática de boletos para os clientes cadastrados em uma assinatura?
Como suspender ou excluir uma assinatura?
Como ativar o PIX do Santander?
Como criar um boleto fatura na Kobana?
Como saber o motivo do meu cliente não ter conseguido pagar o boleto?
Como ativar o PIX do Itaú?
Como importar carnês através de uma planilha do Excel ou Google Sheets?
Como funcionam as subcontas da Kobana?
Integrações e Aplicações
Como gerar nota fiscal para boleto registrado com Kobana e eNotas
Quais automatizações com a Kobana consigo criar no Zapier?
Como importar dados da nota fiscal na Kobana para serem enviados ao eNotas?
Como integrar a Kobana à minha plataforma?
Como integrar a emissão de boletos registrados com outras ferramentas usando a Pluga
Como integrar minha loja da Shopify à Kobana?
Como integrar a Kobana ao SharpSpring?
Como semi-automatizar a gestão de suas remessas e retornos com o Zapier?
A Kobana possui API de boleto registrado?
Como instalar o módulo da Kobana no WHMCS?
Como integrar minha conta do Operand com a Kobana?
Como integrar a Kobana ao Hotzapp?
Integração entre Atende Simples e Kobana
Como integrar a Kobana ao DigiSac para envio dos boletos por WhatsApp?
Como integrar a emissão de boletos registrados com outras ferramentas usando o Zapier?
Posso usar boletos registrados com a Kobana na minha loja virtual?
Legislação e Normas
Nova Plataforma de Cobrança
Fim do boleto sem registro
Como é que ficam os boletos emitidos para 2017?
Com a Nova Plataforma de Cobrança, o que muda no pagamento dos boletos?
O que acontece se um mesmo boleto for pago duas vezes?
Emissores de boleto sem código COMPE entram na primeira onda?
O que é a Nova Plataforma de Cobrança?
Quais as vantagens da Nova Plataforma de Cobrança?
A Nova Plataforma de Cobrança vai acarretar aumento de custo?
Haverá mudança de código de barra na emissão de segunda via?
Quem é responsável pelo cadastro de CPF e CNPJ do cliente pagador?
É considerado cálculo de juros sobre feriado municipal ou estadual?
O boleto pode ser acolhido com valor divergente do valor informado para a instituição processadora?
Os boletos poderão ser pagos em qualquer canal de pagamento? E quando estiver vencido?
Todos os bancos emissores de boletos de cobrança estão dentro do projeto?
Até dezembro de 2017, 100% dos boletos deverão estar disponíveis no DDA?
Haverá alteração no layout de pagamento?
O que acontece se o boleto não for encontrado no novo sistema?
Haverá alguma mudança para quem paga pelo DDA?
Por que foi desenvolvida a Nova Plataforma de Cobrança?
O boleto físico continuará sendo entregue?
Quem é responsável pelo cadastro de beneficiário na Nova Plataforma de Cobrança?
Para quem eu informo o meu CPF para ter meus boletos emitidos no novo sistema? Quando devo informar?
O cliente pode emitir boleto de cobrança em sistema próprio?
No caso de boletos emitidos com vencimento no mesmo dia da compra, como ficará o registro?
Qualquer boleto vencido poderá ser pago em qualquer instituição financeira a partir de 13 de março?
É possível pagar meus boletos apenas com o número do meu CPF?
Boleto com valor diferente da emissão poderá ser pago?
Haverá alguma alteração nos horários limites de pagamentos de boletos?
Haverá alguma mudança no pagamento de concessionárias, contas e tributos ?
Boletos sem registros só poderão ser pagos na agência da instituição que emitiu o boleto?
No caso de boletos fraudados, a instituição financeira fará o ressarcimento?
O consumidor terá de fazer o cálculo para pagamento de boleto vencido?
Por que agora, com a Nova Plataforma de Cobrança, é preciso colocar o CPF no boleto?
Banco Central do Brasil
Multa e Juros de Mora
Regras para Juros de Mora
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro
Normas referentes a Boletos Bancários
Regras para e-commerce
Preciso emitir nota fiscal da minha venda?
O fornecedor pode cobrar pela emissão de boleto bancário?
Segurança
O sistema possui criptografia de senhas?
A Kobana utiliza SSL?
Conheça as fraudes com boleto
O sistema possui backup?
Como utilizar as Políticas de Senha e Acesso?
Como permitir acesso a sua conta ao time de suporte da Kobana?
Políticas
Termos de Uso
Política de Privacidade e Tratamento de Dados
Acordo de Nível de Serviço (SLA)
Política White Hat
Política de Inclusão e Acessibilidade
Política de Cookies
Política de Privacidade
Política de Responsabilidade Socioambiental
Política de Segurança
Política de Retenção de Dados
Compromisso com LGPD
Dúvidas Frequentes
É possível protestar um boleto através da Kobana?
Como enviar notificações automáticas por e-mail?
Como utilizar variáveis nos meus e-mails de notificação?
Eu mesmo posso configurar tudo?
Como desabilitar o envio de notificações por e-mail?
Qual a diferença entre um boleto proposta e um boleto código D8?
Como ativar o disparo automático de SMS?
Como enviar boletos através do WhatsApp aos meus clientes?
Como enviar a Nota Fiscal e outras informações da nota ao meu cliente?
Como resolver o erro de autenticação ao cadastrar uma conta do Gmail?
Como acompanhar o histórico de e-mails enviados?
O que é um boleto proposta e quais as regras para a emissão desse tipo de boleto?
Qual a diferença entre Boleto, Carnê e Assinatura?
Como criar notificações específicas para tags?
É necessário fazer cadastros completos de meus clientes?
Régua de cobrança e as notificações automáticas
Como criar e personalizar o layout dos meus e-mails?
Como verificar se o SMS foi enviado e recebido pelo meu cliente?
Meus clientes precisam ter uma conta na Kobana?
O meu banco poderá me cobrar pela geração do PIX?
O sistema fica fora do ar?
Posso estornar um boleto bancário recebido?
Funciona no Windows, Linux e Mac?
Posso adicionar juros e multa aos meus boletos?
Quais carteiras de cobrança estão disponíveis na Kobana?
Variáveis que podem ser usadas nos Boletos e Notificações
Preciso instalar algum programa?
Campo "Meta" - Crie um campo novo para o cadastro dos seus boletos para notificações e seu controle.
Envios de SMS: O que cada status significa?
O boleto registrado pode ser adulterado?
O que é carteira de cobrança e para que serve?
Como configurar meu e-mail na Kobana?
Posso personalizar os meus boletos?
Como personalizar e criar eventos para as notificações?
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- Layout do carnê
Layout do carnê
Atualizada
Por Rafael Lima
O layout utilizado para gerar carnês é um pouco diferente do layout de boleto comum. O boleto do carnê tem um layout horizontal, possibilitando que os boletos sejam grampeados, por exemplo, e que o pagador tenha maior controle sobre os recibos.
Aprenda a reconhecer cada campo presente no layout do boleto de carnê:
Recibo do pagador
O Recibo do Pagador é a parte do lado esquerdo do boleto. Ele contém as informações principais da cobrança.
Quando o boleto é pago, o Recibo fica em posse do Pagador para que ele possa comprovar o pagamento, caso necessário.

Ficha de Compensação
A Ficha de Compensação é a parte maior que fica à direita do Recibo. Ela também contém as informações principais da cobrança, além de instruções para o caixa, a linha digitável e o código de barras.
No ato do pagamento, a Ficha de Compensação fica em poder do banco para que seja encaminhada para a compensação bancária.

Dados do beneficiário
Os Dados do Beneficiário presentes no boleto bancário identificam a pessoa ou empresa que emitiu o boleto. Se for uma pessoa física, é preciso constar o nome completo. No caso de pessoa jurídica, é preciso colocar a razão social. Não é permitido colocar o nome fantasia, assim como não se pode gerar o boleto com os dados da conta de uma pessoa física e colocar o nome da empresa no Beneficiário.
A Lei Federal Nº 12039 de 2009 determinou que em todos os documentos de cobrança de débito apresentados ao consumidor deverão constar o nome, endereço e o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) do fornecedor do produto ou serviço correspondente.
Assim, os dados obrigatórios do beneficiário são:
- Nome Completo ou Razão Social
- CPF ou CNPJ
- Endereço
- Agência
- Código do Cedente/Beneficiário
A agência é representada pelo seu código, composto por 4 números. O código do beneficiário é um número informado pelo gerente de contas no momento da contratação da carteira de cobrança. Muitas vezes o código de beneficiário é o próprio número da conta. Dependendo do layout adotado pelo banco, esse código é acrescido de um dígito verificador no layout do boleto.

Linha digitável e código de barras
A Linha Digitável é uma das informações mais relevantes do boleto: ela é o código que permite que o pagamento seja realizado e que o dinheiro caia na conta corrente do beneficiário. Embora exista uma proposta de padrão pela FEBRARAN, cada banco possui um formato de linha digitável diferente.
A numeração da linha digitável possui as informações do Número do banco, Agência e Código do cedente, Nosso número, Vencimento e Valor do título. Se dois boletos forem gerados com essas mesmas informações, a linha digitável será igual.
É através da linha digitável que o pagamento do boleto é roteado para a conta do Beneficiário e que os sistemas do banco conseguem identificar o vencimento e o valor do título.
Já o Código de Barras é a imagem composta por barras verticais alinhadas lado a lado no canto inferior esquerdo do boleto. Ele é a representação gráfica da sequência de números da linha digitável, e sua vantagem é que as barras podem ser identificadas rapidamente e sem erros por meio de leitura ótica, como por exemplo acontece nos caixas eletrônicos.

Data de vencimento
O vencimento é a data limite para pagamento do título sem cobrança de multa ou juros. Atualmente com o advento do boleto registrado é possível realizar o pagamento de qualquer boleto que já esteja vencido.
O pagador não é obrigado a pagar o boleto exatamente na data do vencimento; ele sempre tem a opção de realizar o pagamento em qualquer data anterior e, depois do vencimento, estará sujeito à multa por atraso e aos juros de mora.

Local de pagamento
O local de pagamento é uma instrução para o pagador sobre onde o boleto pode ser pago. É possível determinar que o pagamento tenha que ser realizado em uma agência bancária, impedindo que ele seja feito em uma casa lotérica, por exemplo. Normalmente é utilizada a mensagem: “Pagável preferencialmente em qualquer banco até a data de vencimento”.

Identificação do banco
A identificação do banco determina em que banco o beneficiário possui a conta corrente. A identificação é feita pelo número do banco com dígito verificador. O logotipo do banco é opcional, mas é muito comum estar presente nos boletos.

Nosso Número
O campo chamado Nosso Número mostra a sequência numérica que identifica cada boleto gerado para aquele beneficiário. Ou seja, ele nunca pode se repetir para um mesmo beneficiário, ou o crédito não entrerá na sua conta bancária. Na Kobana, o Nosso Número é gerado automaticamente de acordo com o padrão da sua Carteira de Cobrança.

Aceite
O campo Aceite indica se a pessoa que recebe o boleto o aceitou, ou seja, se assinou um documento de cobrança que originou esse boleto. O padrão é usar “Não” no aceite em boletos comuns, pois se escolher “Sim” você só poderá protestar o título se tiver algum documento no qual o pagador reconhece essa dívida.

Veja outros layouts de boleto que você pode gerar na Kobana.