Integração entre Atende Simples e Kobana

O Atende Simples é uma solução completa de atendimento telefônico para aumentar vendas e fidelizar clientes, oferecendo automação e inteligência de atendimento.

Ativando a integração entre a Kobana e esse sistema, é possível gerar automaticamente uma 2ª via de um boleto gerado para seu cliente quando ele ligar fazendo esta solicitação. Ao fazer a ligação, ele será redirecionado para a opção condizente e deverá apenas fornecer seu CPF ou CNPJ para receber um e-mail pouco tempo depois com este novo boleto.

Desta forma, você melhora a interação da sua empresa com seus clientes, além de deixar o seu atendimento mais rápido e imediato. Veja como fazê-lo a seguir em vídeo ou leia o passo a passo abaixo:

-

Passo 1 - Acesse sua conta do Atende Simples

Após já estar logado em sua conta do Atende Simples, acesse a aba Atendimento e, depois, Fluxo da Chamada. A seguinte página será aberta:

Passo 2 - Crie uma nova opção

Na mesma tela que aparece acima, escolha um número dentre os marcados em preto para ser usado na nova opção que você irá criar; por exemplo, 3. A seguir, a página será recarregada, aparecendo abaixo algumas outras opções.

Na caixa de preenchimento sinalizada em vermelho na imagem abaixo, escreva uma frase para ser dita que irá identificar esta opção para seu cliente, por exemplo: "segunda via de boleto". Logo depois, selecione a opção com o logo da Kobana.

Clique em Salvar Opção.

Passo 3 - Identificando o cliente

Quando o seu cliente selecionar esta opção, o Atende Simples precisará de um dado dele para poder localizá-lo e gerar o boleto. Neste caso, iremos pedir o CPF ou CNPJ dele, que deverá estar cadastrado na Kobana:

Você deverá preencher os campos que aparecerão em seguida.

  • No Nome da opção escolha um título para ser usado como forma de identificação desta opção que está criando. Isto facilitará a sua busca por ela no sistema do Atende Simples posteriormente.
  • No campo seguinte, O que o seu cliente vai ouvir para digitar os dados dessa interação?, escreva uma mensagem com o objetivo de solicitar a informação desejada.
  • Em Qual informação seu cliente vai digitar?, escolha o tipo de informação que seu cliente irá digitar. Neste caso, pode ser tanto CPF quanto CNPJ. Também selecione um número mínimo e máximo de dígitos a serem inseridos.
  • Por último, escreva uma mensagem para ser reproduzida caso a quantidade de dígitos esteja errada em O que vai acontecer se o número digitado tiver menos dígitos que o permitido?. Após, selecione quantas vezes o cliente poderá tentar reinserir o número do CPF ou CNPJ dele e o que acontecerá caso não consiga. No exemplo da imagem acima, optamos para que ele seja redirecionado para a opção 2, que é a de suporte.
Se você possuir alguns clientes que usam CPF e outros que usam CNPJ, defina o número mínimo de dígitos como 11 (CPF) e máximo como 14 (CNPJ)

Passo 4 - Conecte o Atende Simples aa Kobana

A seguir, nesta mesma página, será solicitado que você inclua o API token da Kobana, para que os dois sistemas possam ser integrados. Você irá achar este token acessando sua conta da Kobana, na aba de API localizada em Ajustes da Conta do menu Acessar.

Copie este código sinalizado pela seta na imagem acima e cole-o no campo referente a ele no site do Atende Simples, clicando em Validar logo depois. Se estiver tudo certo, aparecerá uma mensagem apontando a integração como validada.

Passo 5 - Defina a validade do seu boleto

No próximo campo, você irá definir em quantos dias, contanto a partir do dia da ligação, o boleto gerado irá vencer.

Se no resultado da pesquisa feita pelo Atende Simples em nosso sistema houver um cliente com boleto pendente, será gerado um novo boleto com a validade definida acima e enviado para o cliente.
Caso o boleto antigo tenha multa e/ou juros a serem cobrados após o vencimento, o novo boleto será gerado levando isto em consideração e virá com o valor dessas taxas somado ao valor original.

Passo 6 - Defina as mensagens após a geração do boleto

Em seguida, ou caso a pesquisa tenha outro resultado, será tocada uma mensagem e a chamada será direcionada para uma opção. Caso não queira que toque nenhuma mensagem, basta deixar o campo de mensagem em branco.

Abaixo, veja alguns exemplos do que você pode escrever:

Para finalizar o processo, clique em Salvar Opção e ela já estará disponível para as próximas ligações recebidas.

Para que seu cliente receba por e-mail o novo boleto gerado por esta integração, lembre-se de deixar ativa em sua conta da Kobana uma notificação automática com o evento Boleto Gerado. Entenda como as notificações automáticas funcionam e como criá-las em Como enviar notificações automáticas por e-mail?

Como fizemos?

Como integrar a Kobana ao Hotzapp?

Como integrar a Kobana ao DigiSac para envio dos boletos por WhatsApp?

Contato