Como importar dados da nota fiscal na Kobana para serem enviados ao eNotas?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Utilizando a integração entre a Kobana e o eNotas há inúmeras formas de se trabalhar, tudo depende da sua operação. Uma das formas é utilizando a Kobana para gerar o boleto e enviar os dados da nota fiscal para o eNotas. Isso fica simples quando a única informação que o eNotas precisa saber é o valor do boleto e as alíquotas dos tributos são sempre as mesmas. Mas nem sempre é assim.

A partir daí o que pode ser feito é realizar a geração dos boletos através de importação de CSV. A importação de CSV permite que você envie mais campos, além dos habituais presentes em nossa interface, como, por exemplo, o campo Meta.

Em um exemplo prático, vamos supor que você precisa enviar ao eNotas as alíquotas dos tributos, o valor bruto e o valor líquido para que a nota seja gerada com todas essas informações. Abaixo explicamos passo a passo como você vai realizar isso:

Passo 1 - Incluindo os dados do boleto em uma planilha

A Kobana permite que você importe vários boletos de uma vez utilizando um arquivo CSV, que pode ser gerado a partir de uma planilha no Excel ou Google Sheets. Para fazer isso, você deve seguir o passo a passo deste artigo: Como importar boletos através de uma planilha em Excel ou do Google Sheets?

Passo 2 - Incluindo os dados da nota fiscal na planilha

Ao finalizar a inclusão de todos os dados dos boletos na planilha, você vai inserir os dados da nota fiscal e, para isso, utilizará o campo Meta. Os dados da nota fiscal deverão seguir o seguinte modelo do exemplo abaixo:

"{"enotas":{"issRetidoFonte":true,"porcentagemAliquotaISS":5,"porcentagemCofins":3,"porcentagemCSLL":1,"porcentagemINSS":0,"porcentagemIR":"1.5","porcentagemPIS":"0.65","valorBruto":"10000.00","valorLiquido":"9385.00"}}" 

Você poderá enviar qualquer dado da nota baseado nas variáveis deste artigo: Como enviar a Nota Fiscal e outras informações da nota ao meu cliente?

Na imagem abaixo demonstramos como deve ser apresentado na planilha:

Passo 3 - Concluindo a importação

Incluindo todos os dados em sua planilha, você vai converter o arquivo para CSV (conforme demonstramos na imagem abaixo) e subir na Kobana.

Caso você esteja fazendo isso pela primeira vez, sugerimos subir poucos boletos para realizar um primeiro teste e solicitar que nossa equipe de suporte realize um acompanhamento.

Como fizemos?

Quais automatizações com a Kobana consigo criar no Zapier?

Como integrar a Kobana à minha plataforma?

Contato