Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A forma mais eficiente de comunicação com o banco se dá através de APIs. Essa comunicação dispensa a geração e troca de arquivos, além de registrar os boletos em tempo real.

Para ativar a comunicação via API do Banco Inter, você deve:

  1. Gerando certificado e credenciais

Acesse sua conta do Banco Inter, clique em Aplicações > Nova Aplicação.

Dê um nome (ex.: API-Cobrança) e uma descrição (ex.: Conexão de API de cobrança entre Kobana e Inter). No escopo da aplicação, selecione as opções: Cobrança, Consulta de boletos e exportação para PDF e Emissão e cancelamento de boletos.

Em seguida realize o download das chaves e do certificado.

ATENÇÃO: O download do arquivo com as chaves só pode ser feito uma vez. Por favor, certifique-se de salvá-lo devidamente.

Em seguida, você deverá acessar o menu do banco novamente, clicando em Aplicações > Gestão de Aplicações. Na página das aplicações, você conseguirá visualizar a aplicação que acabou de criar. Clique na seta na parte de cima para visualizar as credenciais (ClientID e ClientSecret).

  1. Inserindo o certificado

Acesse sua conta da Kobana e vá no menu Conta > Segurança > Certificados. Clique no botão verde para adicionar um novo certificado, insira e valide o certificado baixado do Inter.

  1. Criando a conexão

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Conexões e clicar para cadastrar uma conexão. No cadastro, selecione o logo do banco Inter, dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "REGISTRO BOLETO - INTER - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais, Client ID e Client Secret, e selecione o certificado que você acabou de inserir.

  1. Associando a conexão à respectiva carteira

Agora acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.

  1. Testando a conexão

Recomendamos que logo após a ativação da comunicação via API, você emita um boleto e realize o pagamento do mesmo. Você poderá acompanhar o registro do boleto na aba registros, no painel do próprio boleto.

Como fizemos?

O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?

Como enviar o arquivo de remessa ao Santander?

Contato