Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

A forma mais eficiente de comunicação com o banco se dá através de APIs. Essa comunicação dispensa a geração e troca de arquivos, além de registrar os boletos em tempo real.

Atualmente através da API do Banco Inter é possível apenas registrar e receber a confirmação de registro e liquidação dos boletos.

Para ativar a comunicação via API do Banco Inter, você deve:

  1. Gerando certificado e credenciais

Acesse sua conta do Banco Inter, clique em Aplicações > Nova Aplicação.

Dê um nome (ex.: API-Cobrança) e uma descrição (ex.: Conexão de API de cobrança entre Kobana e Inter). No escopo da aplicação, selecione as opções em Cobrança. Em seguida realize o download das chaves e do certificado.

No mesmo local, clique na seta para visualizar as credenciais (ClientID e ClientSecret).

ATENÇÃO: O download do arquivo com as chaves só pode ser feito uma vez. Por favor, certifique-se de salvá-lo devidamente.
  1. Inserindo o certificado

Acesse sua conta da Kobana e vá no menu Conta > Segurança > Certificados. Clique no botão verde para adicionar um novo certificado, insira e valide o certificado baixado do Inter.

  1. Criando a conexão

Acesse o menu de Cobrança > Configurações > Carteiras. Na carteira do Inter clique em ativar na coluna do web service.

Agora você deverá criar uma conexão. Escolha um nome para sua conexão (ex.: COBRANÇA - INTER - NOME DA EMPRESA), insira as credenciais (ClientID e ClientSecret) e selecione o certificado salvo no passo anterior.

Ao concluir a validação da conexão retorne às carteiras e clique em Ver Carteira na sua carteira do Inter. Na tela dessa carteira clique em Associar Conexão.

  1. Testando a conexão

Recomendamos que logo após a ativação da comunicação via API, você emita um boleto e realize o pagamento do mesmo. Você poderá acompanhar o registro do boleto na aba registros, no painel do próprio boleto.

Como fizemos?

O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?

Como enviar o arquivo de remessa ao Santander?

Contato