Índice

Como criar um Modelo de Boleto?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Na Kobana é possível criar modelos de boleto com informações pré-configuradas e personalizações, que tornam a emissão dos boletos ainda mais prática e profissional.

Criando um modelo de boletos

Para criar um modelo, acesse o menu Cobrança > Boletos > Modelos.

Nessa página, clique no botão verde para cadastrar um modelo.

Preencha os informações do seu modelo:

  • Nome: este é o nome do seu modelo. Quando você gerar um boleto na interface, você deve selecionar o modelo pelo nome.
  • Carteira: você pode selecionar uma carteira que esse modelo será aplicado ou, caso queira que ele possa ser utilizado para a todas as sua carteiras, você pode deixar essa informação em branco.
  • Logotipo: selecione um arquivo com o logo da sua empresa para que seja incluído no canto superior esquerdo do boleto, dando uma aparência mais profissional e confiável ao documento de cobrança. O logo precisa ser retangular, estar no formato JPEG ou PNG e preferencialmente nas proporções de 150x50 pixels, mas caso o tamanho não seja exatamente esse o sistema irá redimensioná-lo. 
  • Layout Padrão: esse será o formato do boleto quando o seu cliente acessar a URL principal do boleto ou quando você enviar o PDF em anexo por e-mail para ele. As opções são: Boleto Híbrido, Boleto PIX, Recibo, Carnê, Fatura, Envelope, Envelope 2 dobras, GRU e Customizado.
Os layouts que incluem o QR Code do PIX, como, Boleto-Híbrido e Boleto PIX, dependem de uma configuração prévia para utilização do PIX. Saiba como configurar o PIX para a sua conta da Kobana.
  • Proteção por senha: inclusão de senha para o pagador acessar o boleto. Podendo deixar desabiltado ou selecionar um dos tipos de senha.
  • Marca d'água: caso você selecione essa opção, será adicionada uma marca d'água ao fundo do boleto, que é um recurso de segurança que ajuda a evitar fraudes.

Clique em Salvar Modelo para finalizar.

Além do preenchimento das informações mencionadas acima, você poderá configurar o seu modelo para que sejam aplicadas regras específicas aos boletos. Para fazer isso, vá até o modelo criado em clique em Ações > Alterar Configuração.

Nas configurações você poderá, por exemplo:

  • Incluir textos padronizados para o Demonstrativo e Instruções ao Caixa.
Você pode incluir variáveis de substituição no Demonstrativo e Instruções para o Caixa, como a data de vencimento, a parcela do carnê dentre outras informações. Para saber mais: Adicione variáveis ao Demonstrativo e Instruções ao Caixa dos seus boletos
  • Incluir os dados do Beneficiário Final (Sacador/Avalista) padrão.
  • Incluir valores ou percentuais padronizados para Multa, Juros e Desconto.
  • Incluir regras de Baixa, Protesto e Negativação do boleto dias após o vencimento.
As regras de baixa, protesto e negativação dependem se o seu banco presta esse suporte para o formato do seu arquivo remessa ou se o seu registro for feito por web service. Confirme isso com a nossa equipe.
  • Incluir Senha de proteção para acesso do boleto.
  • Definir a regra utilizada para o cálculo de datas na Instrução para o caixa (saiba mais sobre essa configuração).
  • Entre outras configurações.

Você pode criar outros modelos sempre que desejar acessando o menu Cobrança > Configurações > Modelos.

Para utilizar esse modelo quando estiver criando um novo boleto, selecione-o no campo Modelo na interface. As configurações e as regras cadastradas por você, serão aplicadas ao boleto que você está gerando

Se você utiliza a API ou a importação dos boletos via CSV, você deve se atentar ao ID do modelo e utilizá-lo para que o modelo seja aplicado na geração dos boletos.

Alterando um modelo de boletos

A qualquer momento que desejar, você poderá alterar o modelo e suas configurações. Para fazer isso, acesse o menu Cobrança > Configurações > Modelos. Clique em ver modelo (👁️). Na página do modelo, clique em Ações.

Nas Ações você poderá Alterar Modelo ou Alterar Configuração. A alteração do modelo serve para mudar a estrutura do modelo, como o nome, carteira vinculada, logotipo, layout e marca d'água. A alteração da configuração é para alterar os atributos do modelo, como demonstrativo, multa, juros, desconto, baixa, etc.

Como fizemos?

Layout do boleto comum

Layout do carnê

Contato