Índice

Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

A forma mais eficiente de comunicação entre a Kobana e o seu banco se dá através do Web Service ou API bancária, que tem acesso direto ao sistema do banco e possibilita o registro do boleto em poucos segundos, permitindo que o seu cliente possa pagar imediatamente ao recebimento e, a depender do banco, é possível realizar outras operações, como alteração, cancelamento e receber a confirmação de pagamento

A conexão via Web Service substitui apenas o arquivo de remessa referente ao registro do boleto. Para qualquer alteração ou cancelamento de boleto ainda será necessário fazer o envio seja de forma manual ou automática, bem como dos arquivos de retorno.

O que é necessário para ativar a comunicação com o banco via API ou web service?

Listamos abaixo todos os bancos que a Kobana possui conexão via API ou web service e como deve ser o procedimento de ativação:

Banco

Tipo

Ações necessárias para ativação

Banco do Brasil

API

Cadastrar as credenciais da API bancária na Kobana: Como conectar à API de cobrança do Banco do Brasil?

Banco Inter

API

Enviar arquivo gerado no internet banking com as credenciais: Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?

Bradesco

Web Service

Solicitar ao gerente a ativação do web service para registro do boleto, o mesmo deverá habilitar o indicador 175.

Após a confirmação de habilitação pelo gerente, realize a conexão e ativação da comunicação automática através da interface da Kobana, conforme explicamos abaixo.

Caixa Econômica Federal

Web Service

Realizar pedido junto ao banco para a liberação e habilitação do registro via Web Service.

Após a confirmação de habilitação pelo gerente, realize a conexão e ativação da comunicação automática através da interface da Kobana, conforme explicamos abaixo.

Itaú

API

Geração de chaves para acesso às credenciais: Como ativar a comunicação via API com o Itaú

Santander

Web Service

Validar certificado no banco e disponibilizar na Kobana junto com o código de estação: Como ativar o registro automático através do Web Service do Santander?

Semear

API

Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Sicoob

Web Service

Inclusão de credenciais e autorização pelo portal do banco: Como ativar o registro via web service do Sicoob?

Sicredi

API

Gerar Token Master através do Bankline e enviar à nossa equipe: Como ativar o registro automático através do Web Service do Sicredi?

Unicred

Web Service

Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Uniprime

Web Service

Contate nossa equipe pelo chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Você só poderá utilizar esse tipo de serviço tendo um plano contratado na Kobana. Essa funcionalidade não está disponível no Ambiente Sandbox.

Caso o seu banco não esteja relacionado acima, entre em contato com o seu gerente e solicite o manual para comunicação via API para o produto de cobrança e encaminhe à nossa equipe.

Como criar uma conexão com o banco e ativar a comunicação

Cada banco tem sua peculiaridade para a ativação da comunicação, como a geração de credenciais, a criação e validação de certificado e a ativação direta no sistema do banco, como pode ser visto na tabela acima. Realizado os procedimentos necessários no banco, você deverá criar uma conexão na interface da Kobana e, então, ativar essa comunicação, conforme explicamos abaixo:

  1. Criando a conexão com o banco

O primeiro passo será acessar o menu Integrações > Conexões e clicar para cadastrar uma conexão. No cadastro, selecione o logo do seu banco, dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "REGISTRO BOLETO - BANCO XYZ - NOME DA EMPRESA". Em seguida, será solicitado a inserção de credenciais, certificado uma simples ativação a depender do banco.

  1. Associando a conexão à respectiva carteira

Realizada a validação acima com sucesso acesse o menu Cobrança > Boletos > Carteiras e clique em Ativar na coluna do web service da carteira que deseja ativar este serviço.

O sistema vai solicitar que selecione uma conexão para vincular a esta carteira. Selecione a conexão que acabou de criar e finalize o procedimento.

  1. Confirmando a ativação do serviço

Recomendamos que, ao finalizar o processo, emita um boleto para testar o registro e verifique na aba de registro se o mesmo foi feito pelo web service.

Como fizemos?

Como ativar o registro automático de boletos através da API do Sicoob?

O que preciso para emitir boletos com registro?

Contato