Como suspender ou excluir uma assinatura?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Após ter criado uma assinatura para um de seus clientes, pode vir a ser necessário cancelá-la temporariamente caso o uso de seus serviços tenha sido suspenso e você deseje manter os dados salvos ou até mesmo excluí-la, dependendo do caso. Através da Kobana, você pode realizar as duas ações.

Veja como no artigo abaixo.

Como suspender a assinatura

O primeiro passo, é localizar a assinatura que deseja cancelar e acessar ela. Você pode buscar as assinaturas aplicando o filtro na página principal que tem acesso através do menu Cobrança > Assinaturas.

Ao localizar a assinatura, clique no ícone do olho (👁️) para acessar a página dela.

Clique no menu Ações > Alterar. Nessa página de edição, você pode alterar vários dados da assinatura. Um deles será a Data de Término. Como o objetivo é interromper a assinatura imediatamente, recomendamos alterar essa data para o dia de hoje.

Automaticamente, ela irá passar à situação de Cancelada. Desta forma, a geração de boletos para ela será interrompida, mas você continuará podendo acessá-la.

Como excluir a assinatura

Caso você queira apagar todos os dados da assinatura, é possível excluir ela. Acessando a assinatura específica, conforme demonstrado acima, clicando em Ações > Excluir.

Os boletos que foram gerados anteriormente para a assinatura excluída ainda ficarão disponíveis na página de Boletos. Apenas não será mais possível encontrar todos de forma compilada.

Como fizemos?

Como gerar um arquivo de remessa na Kobana

Como criar uma conexão na Kobana?

Contato