Índice

Como consultar o extrato do meu banco usando a Kobana?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

A Kobana possui uma comunicação com os bancos para consulta de extrato. Em via de regra, o extrato é atualizado no seu banco diariamente e você pode consultar o mesmo pela nossa interface ou API.

Como ativar a consulta automática do extrato

O primeiro passo para utilizar a funcionalidade de consulta de extrato na Kobana é cadastrar uma conta bancária na nossa interface. Saiba como fazer isso neste artigo: Como criar conta financeira na Kobana.

Finalizado o cadastro, as informações do extrato ainda não serão consultadas no banco. Para que isso ocorra, você deverá permitir o acesso da Kobana seja por meio de credenciais (API) ou por uma carta de autorização (EDI).

Atualmente, temos conexão via API apenas com alguns bancos (veja a tabela no final deste artigo), e você poderá autorizar essa conexão associando a uma conexão já existente ou criando uma conexão na interface da Kobana.

Os demais bancos são conectados via EDI, automatização de troca de arquivos entre banco e Kobana. Para ativar o EDI, consulte nossa equipe de suporte pelo chat ou e-mail (suporte@kobana.com.br).

Carregamento manual de extrato

Além da opção de comunicação automática, temos também a alternativa de carregar o extrato manualmente. Temos suporte para alguns bancos e formatos.

Consulte nossa equipe para saber os bancos e formatos que possuem para importação: suporte@kobana.com.br

Você também pode alterar manualmente o valor do Saldo de sua conta financeira, para que assim o mantenha de acordo com o que deseja que seja apresentado na interface da Kobana.

Testando o extrato em Sandbox

Antes de utilizar a consulta de extrato em produção, você poderá testar essa funcionalidade em nosso ambiente Sandbox. Esse teste é muito útil se você está realizando uma integração via API com o nosso sistema.

Para testar, crie sua conta em Sandbox e acesse o menu Financeiro > Contas. Cadastre uma conta bancária, que poderá ter dados fictícios. Feito o cadastro da conta, acesse ela pelo sistema clicando em Ver Conta (👁️).

Na parte direita da tela, você poderá clicar no botão verde Gerar Transações. Dessa forma, será gerado um extrato fictício para que você visualize e teste sua integração.

Integrando à API da Kobana para consulta de Extrato

Além da consulta do extrato via interface, você também pode integrar seu ERP ou sistema financeiro à Kobana para atualizar e realizar a conciliação bancária.

A API da Kobana permite que você:

  • Liste as importações de extrato
  • Importe o extrato
  • Visualize a importação de extrato
  • Liste as transações
  • Sincronize extrato

Também possuímos webhook que poderá notificar sua aplicação sempre que uma conta for atualizada com um novo extrato por meio do evento financial.account.statement.updated.

Bancos disponíveis na Kobana para consulta de extrato

Banco

API

EDI

Importação

Banco do Brasil

Sim

CNAB 240

Consulte nossa equipe

Bradesco

Não

CNAB 200

Consulte nossa equipe

Inter

Sim

Não

Consulte nossa equipe

Itaú

Não

CNAB 240

Consulte nossa equipe

Santander

Sim

CNAB 240

Consulte nossa equipe

Sicoob

Sim

Não

Consulte nossa equipe

Sicredi

Não

CNAB 240

Consulte nossa equipe

Como fizemos?

Como enviar notificações automáticas por e-mail?

Como ativar e disparar o SMS na Kobana?

Contato