Como baixar o arquivo de retorno do Bradesco?

Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos através da Kobana, é necessário entender como funciona o processo de troca de arquivos com o banco e muitas pessoas têm dúvidas em relação ao arquivo de retorno.

Durante a homologação, o envio do arquivo retorno é usado como uma forma de confirmação de que o banco estará aceitando os arquivos gerados pelo nosso sistema e, depois, ele é usado como uma forma de atualizar o status dos seus boletos aqui. Manualmente, isso deverá ser feito baixando o arquivo retorno do seu internet banking e subindo ele na Kobana. Veja abaixo como fazer isso se você for cliente Bradesco.

Passo 1 - Encontre e salve o arquivo de retorno no seu computador

Acessando o internet banking do Bradesco, no menu superior clique em Transmissão de Arquivos.

Em seguida, role a página para baixo e clique na opção Arquivos de Retorno. Escolha os arquivos que deseja baixar e selecione Salvar Arquivo de Retorno.

Após esta ação, irá aparecer uma caixa para que você selecione o local no seu computador onde o arquivo será armazenado:

Caso o Java não esteja instalando no seu computador, será solicitada a instalação do programa, necessário para a conclusão deste procedimento.

Passo 2 - Salve na Kobana o arquivo de retorno

Quando já tiver o arquivo retorno salvo em seu computador, entre com seu e-mail e senha na sua conta da Kobana e suba ele na plataforma. Isto pode ser feito de duas formas diferentes, dependendo do estágio em que está a sua conta:

Se estiver em fase de Homologação, verifique o que fazer ao final do passo 6 deste artigo: Como criar e homologar a minha conta na Kobana?

Se estiver na fase de Produção, ou seja, se já emite boletos para os seus clientes, selecione no menu Acessar, a opção Retorno. Escolha Enviar Arquivo Retorno, ou Envie seu primeiro retorno! caso ainda não tenha enviado.

A seguir, clique em Escolher arquivo para que, a partir do seu computador, você selecione o arquivo de retorno que deseja enviar aa Kobana e depois em Enviar arquivo retorno.

Como fizemos?

Como enviar o arquivo de remessa ao Banco Daycoval?

O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?

Contato