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Como utilizar variáveis nas minhas notificações?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Como você já deve saber, é possível configurar na Kobana o envio de notificações automáticas por e-mail e SMS. Isso é útil, por exemplo, para enviar automaticamente para o cliente um boleto que foi gerado, ou avisá-lo quando o boleto está prestes a vencer.

Nesses emails é interessante inserir dados sobre a compra, como o valor a ser pago e a data de vencimento. Mas como fazer isso, sendo que os emails são automáticos e cada um se refere a um cliente e uma compra diferentes? É para isso que servem as Variáveis.

O que são Variáveis?

As Variáveis são campos padrão que serão substituídos pelas informações cadastradas do seu cliente ou do boleto em questão. Assim, você consegue personalizar cada email enviado, sem perder tempo escrevendo e enviando um a um manualmente.

Como usar variáveis nas notificações?

Você pode adicionar as variáveis com facilidade na hora de criar uma notificação. Por exemplo, na notificação de email, tanto no campo do assunto, como no da mensagem, você consegue clicar no bloco de variáveis e incluir a que você preferir.

No exemplo da imagem acima, utilizamos as variáveis do nome do cliente, a data de vencimento e o link do boleto. Repare que utilizamos o nome do cliente no assunto e na mensagem.

Para você, ela vai aparecer como o código: {{ customer.person_name }}, porém, quando o email for enviado, esse código será substituído pelo nome de cada cliente. 

No SMS não existe o campo de assunto, porém você poderá adicionar qualquer variável no corpo da mensagem.

O SMS é tarifado a cada 160 caracteres. No caso da variável, essa contagem é feita no resultado da substituição. Recomendamos sempre deixar uma margem grade de caracteres para que a mensagem não exceda o limite e sua empresa seja cobrada a mais por isso.

Como fizemos?

É possível protestar um boleto através da Kobana?

Eu mesmo posso configurar tudo?

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