Formas de comunicação na gestão de boletos entre os bancos e a Kobana

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Em relação à cobranças através de boletos bancários, a Kobana possui três formas de se comunicar com os bancos:

  1. Manual: se dá através da geração de arquivos remessa na Kobana, geração de arquivos retorno no banco e troca manual pela empresa através da interface da Kobana e no internet banking. Ao finalizar a homologação de uma carteira, a comunicação com o banco estará manual até que você ative um dos serviços de comunicação automática abaixo.
  2. EDI: se trata do tráfego automático de remessas e retornos através de uma VAN, que interage com a sua conta na Kobana e sua carteira de cobrança no banco. Para ativar, é necessário homologar a carteira, gerar a carta de autorização e encaminhar ao seu gerente bancário.
  3. Web service/API: são serviços mais recentes disponibilizados pelo banco que, em alguns casos, dispensam os arquivos de remessa e retorno. Para cada banco existe uma forma diferente de ativar esses serviços.

Veja na tabela abaixo a compatibilidade do seu banco com cada um dos serviços acima:

Banco

Manual

EDI

API /

Web Service

Ailos

Sim

Não

Não

Arbi

Sim

Não

Não

Banco ABC

Sim

Sim

Não

Banco de Brasília (BRB)

Sim

Sim

Não

Banco do Brasil

Sim

Sim

Sim

Banco do Nordeste

Sim

Sim

Não

Banco Industrial do Brasil

Sim

Sim

Não

Banco Mercantil

Sim

Sim

Não

Banese

Sim

Sim

Não

Banestes

Sim

Sim

Não

Banrisul

Sim

Sim

Não

BNP Paribas

Sim

Sim

Não

BOCOM BBM

Sim

Não

Não

Bradesco

Sim

Sim

Sim*

Caixa Econômica Federal

Sim

Sim

Sim*

Caruana

Sim

Não

Não

Citibank

Sim

Sim

Não

Credisis

Sim

Não

Não

Cresol

Sim

Não

Não

Daycoval

Sim

Sim

Não

Inter

Não**

Não

Sim**

Itaú

Sim

Sim

Sim***

Money Plus (BMP)

Sim

Não

Não

Safra

Sim

Sim

Não

Santander

Sim

Sim

Sim*

Semear

Sim

Não

Sim

Sicoob

Sim

Sim

Sim*

Sicredi

Sim

Sim

Sim*

Sofisa

Sim

Sim

Não

Unicred

Sim

Não

Sim*

Uniprime Central

Sim

Sim

Sim*

Uniprime Paraná

Sim

Não

Sim*

* Os web services dos bancos: Bradesco, Caixa, Santander, Sicredi, Unicred, Uniprime Central e Uniprime Paraná possibilitam apenas o registro (criação) dos boletos.

** O Inter dispensa o uso de arquivos de remessa e retorno e trabalha apenas com a comunicação via API, que realiza o registro de boleto (criação), cancelamento e verificação de pagamento.

*** A API do Itaú possibilita apenas o registro (criação) e cancelamento dos boletos.

Como fizemos?

Como ativar a comunicação via API do Banco Safra?

Como ativar a comunicação via API cobrança do Banco do Brasil?

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