Layouts de boletos, carnês, boletos fatura e envelopes

Rafael Lima Atualizada Por Rafael Lima

Dependendo do seu objetivo e do tipo de cobrança, você pode emitir boletos comuns ou optar por gerar assinaturas, carnês e boletos fatura. Em cada uma dessas modalidades de cobrança os boletos devem ser gerados com um layout específico, e a Kobana faz isso automaticamente para os layouts mais utilizados.

Conheça os tipos de layouts que você pode emitir pela plataforma:

Boleto Comum

O boleto é um título de cobrança com informações como: valor a ser pago, data de vencimento, quem deve pagar e para quem deve ser pago.

Para ter acesso ao link desse boleto, você poderá acessar o painel desse boleto específico na Kobana e seguir a imagem acima, clicando em Acessar Boleto.

Ele é dividido em duas partes principais: o recibo do pagador, parte de cima da linha pontilhada e que será guardada pelo pagador como comprovante, e a ficha de compensação, parte de baixo que fica em posse do banco após o pagamento. 

Escolha a opção de emitir um boleto se você quiser gerar um documento para uma cobrança única, que será paga apenas uma vez. Se você criar uma Assinatura na Kobana, o layout utilizado para as cobranças regulares seguirá também o modelo idêntico ao boleto comum.

Carnê

O Carnê, na prática, é um conjunto de boletos, cada um com vencimento em uma determinada data, gerando parcelas que devem ser pagas para quitar a compra de um produto ou a contratação de um serviço. 

Quando você gera um carnê na Kobana, o layout dos boletos que formam o carnê é diferente do layout de boleto comum. O boleto é horizontal: o recibo do pagador é a parte menor à esquerda e a ficha de compensação é a parte maior à direita. Isso facilita que os boletos sejam, por exemplo, grampeados, e que o pagador tenha maior controle sobre os recibos. Você pode transformar seu boleto comum em um boleto com formato de carnê,  pegando um link comum (exemplo: https://bole.to/2/xpto) e adicionando /carne no fim dele (https://bole.to/3/xpto/carne). 

carne_-_Copia.jpg

Boleto fatura

Os boletos no formato de fatura normalmente são usados para cobranças que exigem maior detalhamento sobre o produto adquirido ou o serviço prestado. Veja aqui como criar um boleto fatura na Kobana.

Como no boleto comum, o recibo do pagador fica acima da linha pontilhada e a ficha de compensação fica logo abaixo. Porém, o layout do boleto fatura tem uma particularidade: no recibo do pagador, são informados os detalhes necessários sobre a cobrança. 

Você pode transformar seus boletos comuns em boleto fatura usando /letter no fim do link. Exemplo: https://bole.to/2/xpto vira https://bole.to/2/xpto/letter.  

Envelope

Na Kobana também é possível gerar automaticamente um envelope para envio físico dos documentos de cobrança. Ele inclui os dados do remetente, do destinatário e o comprovante de entrega. Veja aqui como gerar o envelope na interface, mas você também pode digitar /envelope no final do link do boleto igual fizemos no carnê e no boleto fatura! Exemplo: https://bole.to/2/xpto/envelope.

Outros formatos

Nós também temos a opção de mostrar só o código de barras ou só a linha digitável.

Para a linha digitável escreva após a URL do boleto /line: https://bole.to/2/xpto/letter.

Para o código de barras use /barcode no fim: https://bole.to/2/xpto/barcode.

Também é possível visualizar o layout com um recibo de entrega, basta usar /recibo no fim da URL: https://bole.to/2/xpto/recibo.

Como fizemos?

Layout do boleto fatura

Contato