Tudo sobre a Kobana
A Kobana é para o meu negócio?
O que a Kobana faz e não faz?
Quais são as vantagens em utilizar a Kobana?
Como criar minha conta na Kobana?
Como é o suporte e qual o horário de atendimento?
Exemplos de grandes empresas que utilizam a Kobana
Preciso de conta bancária para utilizar a Kobana?
Preciso de carteira de cobrança para utilizar a Kobana?
Quais bancos a Kobana atende?
Funcionalidades da Kobana
Planos e Pagamentos
Como funciona a cobrança dos planos da Kobana?
Como acompanhar seu extrato financeiro da Kobana?
Como a Kobana faz a contagem de operações do meu volume contratado?
Como acompanhar o meu volume de operações?
Como realizar o pagamento do meu plano da Kobana?
Como trocar o cartão de crédito utilizado para pagamento?
Contratando a Kobana eu terei algum outro custo para a emissão dos meus boletos bancários?
Posso alterar meu plano quando desejar?
Como cancelar o meu plano da Kobana?
Solicitações de integrações e desenvolvimento
Integração bancária
Registro de Boleto
Quais as diferenças entre a comunicação com o banco via EDI e web service/API?
Como ativar o envio automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI) para carteiras de cobrança?
Como enviar o arquivo de remessa ao Itaú?
Como baixar o arquivo de retorno do Santander?
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicredi?
Como subir um arquivo de retorno na Kobana
Como ativar o registro automático de boletos através da API do Santander?
Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicoob?
Como enviar o arquivo de remessa ao Bradesco?
Como ativar o registro automático de boletos através da API do Sicoob?
Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service?
O que preciso para emitir boletos com registro?
Formatos dos arquivos de remessa e retorno
Como enviar o arquivo de remessa à Caixa Econômica Federal?
Como ativar o registro automático através da API do Sicredi?
Como enviar o arquivo de remessa ao Banco do Brasil?
Como ativar o EDI para uma carteira do Sicoob?
Como enviar o arquivo de remessa ao Banco Daycoval?
Como baixar o arquivo de retorno do Bradesco?
O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?
Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?
Como enviar o arquivo de remessa ao Santander?
Como ativar a comunicação via API do Banco Safra?
Formas de comunicação na gestão de boletos entre os bancos e a Kobana
Como ativar a comunicação via API cobrança do Banco do Brasil?
Como ativar a comunicação via API de boletos do Itaú?
Como gerar um PIX cobrança através da interface
Tutoriais
Layouts e Personalização de Boletos
Layout do boleto comum
Como criar um Modelo de Boleto?
Layout do carnê
Layout do boleto fatura
Layouts de boletos, carnês, boletos fatura e envelopes
Como emitir um boleto através da Kobana?
Como importar vários clientes através de uma planilha?
Como gerar um Carnê através da Kobana?
Como criar uma assinatura para cobrança recorrente?
Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?
O que fazer se eu não consegui concluir a homologação da minha carteira de cobrança?
Durante a homologação cadastrei errado minha carteira. Como faço para realizar a alteração?
Quais informações preciso para cadastrar minha carteira de cobrança?
Como cadastrar novos usuários para a minha conta?
Como cadastrar e homologar minha carteira de cobrança na Kobana?
Como utilizar o PIX e o Boleto Híbrido na Kobana?
Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?
Como acompanhar os pagamentos dos meus clientes?
Como exportar informações de Pix na Kobana?
Como importar boletos através de uma planilha em Excel ou do Google Sheets?
Como cadastrar um cliente e acompanhar seu histórico de boletos?
Como enviar notificações automáticas por e-mail?
Como consultar o extrato do meu banco usando a Kobana?
Como ativar e disparar o SMS na Kobana?
Como importar boletos para a Kobana através de arquivos remessa?
Como editar as permissões dos usuários?
Como salvar vários boletos em PDF?
Como criar uma cópia de um boleto?
Como adicionar as etiquetas (tags) aos meus clientes?
Como gerar um Link de Pagamento?
Como cancelar um boleto?
Como ativar o PIX do Banco do Brasil?
Como permitir que o vencimento ocorra no final de semana?
Como gerar um envelope para o meu boleto?
Como é preenchido as instruções para o caixa do boleto?
Como ativar o Pix do Sicoob?
Como ter controle do histórico de atividades dos usuários da minha conta?
Como alterar um boleto já emitido?
Como funciona o Portal do Cliente?
Como faço alterações da minha carteira de cobrança?
Como utilizar as subcontas?
Como alterar vários boletos utilizando um arquivo em Excel (CSV)?
Como cadastrar um certificado digital na Kobana?
Como informar e retirar o pagamento de um boleto manualmente?
Como automatizar a consulta de extrato da minha conta do Sicoob?
Negativação através da Kobana
Como adicionar senha aos boletos?
Como alterar o cadastro de um cliente?
Posso alterar a data de vencimento e o valor de um boleto já emitido?
Como receber Alertas sobre a minha conta por e-mail?
Como alterar minha senha de acesso aa Kobana?
Como faço para excluir uma carteira de cobrança?
Como alterar o sequencial de remessa?
Como exportar as informações de boletos e carnês para Excel?
Como conferir o valor do boleto de homologação no Bradesco?
Como definir a carteira padrão para geração dos boletos na importação de remessa?
Como ativar o PIX do Bradesco?
Como excluir uma remessa?
Como funciona o sistema de alertas da Kobana?
Como excluir uma subconta
Como usar as Etiquetas (TAGs) para identificar os meus boletos?
O que significam os ícones e as cores na listagem de boletos?
Comandos pendentes: acompanhe ou cancele os eventos que entrarão na próxima remessa
Como funciona a emissão automática de boletos para os clientes cadastrados em uma assinatura?
Como gerar um arquivo de remessa na Kobana
Como suspender ou excluir uma assinatura?
Como criar uma conexão na Kobana?
Como ativar o PIX cobrança do Santander?
Como criar um boleto fatura na Kobana?
Como saber o motivo do meu cliente não ter conseguido pagar o boleto?
Como ativar o PIX do Itaú?
Como importar carnês através de uma planilha do Excel ou Google Sheets?
Como funcionam as subcontas da Kobana?
Integrações e Aplicações
Como gerar nota fiscal para boleto registrado com Kobana e eNotas
Quais automatizações com a Kobana consigo criar no Zapier?
Como importar dados da nota fiscal na Kobana para serem enviados ao eNotas?
Como integrar a Kobana à minha plataforma?
Como integrar a Kobana com outras ferramentas usando a Pluga?
Como integrar minha loja da Shopify à Kobana?
Como integrar a Kobana ao SharpSpring?
Como funciona a integração com o Protesto24h?
Como semi-automatizar a gestão de suas remessas e retornos com o Zapier?
API Kobana
Como instalar o módulo da Kobana no WHMCS?
Como integrar a Kobana ao TOTVS TM?
Como integrar minha conta do Operand com a Kobana?
Como integrar a Kobana ao Hotzapp?
Integração entre Atende Simples e Kobana
Como integrar a Kobana ao DigiSac para envio dos boletos por WhatsApp?
Como integrar a Kobana com outras ferramentas usando o Zapier?
Posso usar boletos registrados com a Kobana na minha loja virtual?
Legislação e Normas
Nova Plataforma de Cobrança
Fim do boleto sem registro
Como é que ficam os boletos emitidos para 2017?
Com a Nova Plataforma de Cobrança, o que muda no pagamento dos boletos?
O que acontece se um mesmo boleto for pago duas vezes?
Emissores de boleto sem código COMPE entram na primeira onda?
O que é a Nova Plataforma de Cobrança?
Quais as vantagens da Nova Plataforma de Cobrança?
A Nova Plataforma de Cobrança vai acarretar aumento de custo?
Haverá mudança de código de barra na emissão de segunda via?
Quem é responsável pelo cadastro de CPF e CNPJ do cliente pagador?
É considerado cálculo de juros sobre feriado municipal ou estadual?
O boleto pode ser acolhido com valor divergente do valor informado para a instituição processadora?
Os boletos poderão ser pagos em qualquer canal de pagamento? E quando estiver vencido?
Todos os bancos emissores de boletos de cobrança estão dentro do projeto?
Até dezembro de 2017, 100% dos boletos deverão estar disponíveis no DDA?
Haverá alteração no layout de pagamento?
O que acontece se o boleto não for encontrado no novo sistema?
Haverá alguma mudança para quem paga pelo DDA?
Por que foi desenvolvida a Nova Plataforma de Cobrança?
O boleto físico continuará sendo entregue?
Quem é responsável pelo cadastro de beneficiário na Nova Plataforma de Cobrança?
Para quem eu informo o meu CPF para ter meus boletos emitidos no novo sistema? Quando devo informar?
O cliente pode emitir boleto de cobrança em sistema próprio?
No caso de boletos emitidos com vencimento no mesmo dia da compra, como ficará o registro?
Qualquer boleto vencido poderá ser pago em qualquer instituição financeira a partir de 13 de março?
É possível pagar meus boletos apenas com o número do meu CPF?
Boleto com valor diferente da emissão poderá ser pago?
Haverá alguma alteração nos horários limites de pagamentos de boletos?
Haverá alguma mudança no pagamento de concessionárias, contas e tributos ?
Boletos sem registros só poderão ser pagos na agência da instituição que emitiu o boleto?
No caso de boletos fraudados, a instituição financeira fará o ressarcimento?
O consumidor terá de fazer o cálculo para pagamento de boleto vencido?
Por que agora, com a Nova Plataforma de Cobrança, é preciso colocar o CPF no boleto?
Banco Central do Brasil
Multa e Juros de Mora
Regras para Juros de Mora
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro
Normas referentes a Boletos Bancários
Regras para e-commerce
Preciso emitir nota fiscal da minha venda?
O fornecedor pode cobrar pela emissão de boleto bancário?
Segurança
O sistema possui criptografia de senhas?
A Kobana utiliza SSL?
Conheça as fraudes com boleto
O sistema possui backup?
Como utilizar as Políticas de Senha e Acesso?
Como permitir acesso a sua conta ao time de suporte da Kobana?
Políticas
Termos de Uso
Política de Privacidade e Tratamento de Dados
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Política White Hat
Política de Inclusão e Acessibilidade
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Política de Segurança
Política de Retenção de Dados
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Dúvidas Frequentes
É possível protestar um boleto através da Kobana?
Como utilizar variáveis nas minhas notificações?
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Como desabilitar o envio de notificações por e-mail?
Como exportar o certificado digital no formato PK/PFX
Qual a diferença entre um boleto proposta e um boleto código D8?
Como enviar boletos através do WhatsApp aos meus clientes?
Como enviar a Nota Fiscal e outras informações da nota ao meu cliente?
Como resolver o erro de autenticação ao cadastrar uma conta do Gmail?
Como acompanhar o histórico de e-mails enviados?
O que é um boleto proposta e quais as regras para a emissão desse tipo de boleto?
Qual a diferença entre Boleto, Carnê e Assinatura?
Como criar notificações específicas para tags?
É necessário fazer cadastros completos de meus clientes?
Certificado Digital - O que é e onde o encontrar?
Régua de cobrança e as notificações automáticas
Como criar e personalizar o layout dos meus e-mails?
Gerenciando o histórico de SMS enviado
Meus clientes precisam ter uma conta na Kobana?
O meu banco poderá me cobrar pela geração do PIX?
O sistema fica fora do ar?
Posso estornar um boleto bancário recebido?
Funciona no Windows, Linux e Mac?
Posso adicionar juros e multa aos meus boletos?
Quais carteiras de cobrança estão disponíveis na Kobana?
Variáveis que podem ser utilizadas na Kobana
Preciso instalar algum programa?
Alteração de dados cadastrais em minha conta Kobana
Campo "Meta" - Crie um campo novo para o cadastro dos seus boletos para notificações e seu controle.
Envios de SMS: O que cada status significa?
O boleto registrado pode ser adulterado?
O que é carteira de cobrança e para que serve?
Como configurar meu e-mail na Kobana?
Posso personalizar os meus boletos?
Como personalizar e criar eventos para as notificações?
Funcionalidades
Índice
- Todas as Categorias
- Segurança
- Conheça as fraudes com boleto
Conheça as fraudes com boleto
Atualizada Por Rafael Lima
Fraude com boleto
O sistema de boleto bancário no Brasil é alvo de fraudes há muitos anos. Foi principalmente por este motivo que os bancos se uniram e implementaram primeiramente o DDA e depois a Nova Plataforma de Cobrança.
Muitas modalidades de fraudes foram mitigadas mas ainda existem alguns vetores de ataque que são explorados nos dias de hoje.
A fraude que mais acontece hoje é a adulteração da linha digitável e do código de barras para que o dinheiro do pagamento do boleto seja desviado para uma conta bancária de terceiro, normalmente um laranja da quadrilha que realiza a fraude.
O ataque é sempre realizado no pagador, mas a empresa que emite os boletos acaba sendo prejudicada.
Algumas boas práticas podem diminuir a chance da fraude ocorrer, porém nem sempre é possível evitá-la.
Abaixo vamos listar algumas formas que o ataque pode ocorrer e como os emissores de boletos podem tentar mitigá-las.
Ataque por meio de vírus
Neste caso o hacker instala um vírus que se espalha pelos computadores das vítimas (pagadores).
Esse vírus fica monitorando a navegação nas páginas e quando uma página possui um conteúdo de texto no formato de uma linha digitável, o vírus detecta que a pessoa está vendo um boleto, se comunica com o servidor do hacker e faz os trâmites para gerar uma nova linha digitável.
O vírus então substitui o conteúdo da página trocando a linha digitável correta pela gerada pelo hacker que faz com que o pagamento caia numa outra conta bancária diferente da conta do beneficiário que emitiu o boleto.
Isso acontece quando o pagador não percebe que o nome do beneficiário está errado na tela de pagamento do seu banco.
Como o beneficiário pode se proteger?
Para se proteger desse ataque é necessário que o boleto seja apresentado sempre em formato de imagem. Dessa forma o vírus não consegue identificar o padrão da linha digitável porque não consegue ler o conteúdo da imagem.
Na Kobana todos os boletos são apresentados como imagem para evitar esse tipo de ataque.
Ataque por acesso à conta de e-mail
Neste caso o hacker invade a conta de e-mail da vítima (pagador) e fica monitorando os e-mails.
Quando um e-mail chega com as informações de um boleto a ser pago, o hacker abre o boleto, altera o boleto incluindo uma nova linha digitável e um novo código de barras, reenvia o mesmo e-mail para a pessoa e exclui o e-mail original que tinha o boleto correto.
Para fazer isso o hacker registra um novo boleto com o mesmo vencimento e mesmo valor.
Desta forma, quando o pagador abre sua caixa de entrada ele vai ver a mensagem do hacker com o boleto fraudado ao invés da mensagem original com o boleto correto.
O pagador desavisado pode realizar o pagamento do boleto adulterado sem perceber o nome do real beneficiário na tela de pagamento do banco.
Nós já nos deparamos com casos em que o fraudador enviou um e-mail e um boleto totalmente diferente para o pagador, alegando que a própria empresa estava mudando de banco emissor. O pagador acreditou na informação e pagou o boleto, mesmo sendo totalmente diferente do que ele estava acostumado a receber.
Como o beneficiário pode se proteger?
Este ataque é muito difícil de evitar porque uma vez que o hacker tenha acesso aos dados ele consegue persuadir o pagador. Algumas boas práticas podem ser adotadas e a Kobana possui todos os recursos para sua empresa adotá-las. São elas:
- Não enviar o boleto em formato PDF anexado no email e colocar sempre um link para o site - isso dificulta o trabalho do hacker porque ele teria que montar um site para hospedar o boleto fraudado. O endereço do site no navegador seria mais uma coisa pra chamar a atenção do pagador de que há algo errado.
- Enviar o boleto em PDF protegido por senha - a proteção por senha é uma camada adicional para atrapalhar o fraudador. Mesmo que ele descubra a senha, é mais difícil alterar os dados do boleto no arquivo PDF, ele teria que usar um editor de imagem para conseguir alterar.
- Usar a marca d'água como fundo da imagem do boleto - trata-se de uma imagem de fundo não uniforme que dificulta a alteração da imagem do boleto, embora seja um complicador a mais, não evita por completo a adulteração do boleto.
Conclusão
Infelizmente não é possível acabar com a fraude em boletos, o que podemos fazer é dificultar o trabalho do hacker cada vez mais para que a fraude não valha a pena.
Além de tentar proteger da melhor forma o documento que está sendo enviado para o pagador, é necessário fazer campanhas de conscientização e melhores práticas para o pagamento do boleto. Ou seja, ensinar nossos clientes a pagar o nosso boleto de forma segura.
Caso você seja cliente da Kobana e precise de ajuda para resolver um caso de fraude, por favor nos envie um e-mail para suporte@kobana.com.br com o máximo de informações possíveis para que possamos ajudar na tentativa de recuperação do dinheiro.