Tudo sobre a Kobana
O que é a Kobana?
A Kobana é para o meu negócio?
O que a Kobana faz e não faz?
Quais são as vantagens em utilizar a Kobana?
Como criar minha conta na Kobana?
Como é o suporte e qual o horário de atendimento?
Exemplos de grandes empresas que utilizam a Kobana
Preciso de conta bancária para utilizar a Kobana?
Preciso de carteira de cobrança para utilizar a Kobana?
Quais bancos a Kobana atende?
Planos e Pagamentos
Como funciona a cobrança dos planos da Kobana?
Como acompanhar seu extrato financeiro da Kobana?
Como a Kobana faz a contagem de boletos do meu volume contratado?
Como acompanhar o meu volume de boletos emitidos?
Como realizar o pagamento do meu plano da Kobana?
Como trocar o cartão de crédito utilizado para pagamento?
Contratando a Kobana eu terei algum outro custo para a emissão dos meus boletos bancários?
Posso alterar meu plano quando desejar?
Como cancelar o meu plano da Kobana?
Integração bancária
Registro de Boleto
Quais as diferenças entre a comunicação com o banco via EDI e web service/API?
Como ativar o envio automático dos arquivos de remessa e retorno (EDI)?
Como enviar o arquivo de remessa ao Itaú?
Como baixar o arquivo de retorno do Santander?
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicredi?
Como ativar o registro automático através do Web Service do Santander?
Como enviar o arquivo de remessa ao banco?
Como baixar o arquivo de remessa?
Como enviar o arquivo de remessa ao Sicoob?
Como enviar o arquivo de remessa ao Bradesco?
Como ativar o registro via web service do Sicoob?
Como ativar a comunicação com o meu banco via API ou web service?
O que preciso para emitir boletos com registro?
Formatos dos arquivos de remessa e retorno
Como enviar o arquivo de remessa à Caixa Econômica Federal?
Como ativar o registro automático através do Web Service do Sicredi?
Como enviar o arquivo de remessa ao Banco do Brasil?
Como ativar o EDI para uma carteira do Sicoob?
Como enviar o arquivo de remessa ao Banco Daycoval?
Como baixar o arquivo de retorno do Bradesco?
O que são e como funcionam os arquivos de remessa e retorno?
Como ativar a comunicação via API do Banco Inter?
Como enviar o arquivo de remessa ao Santander?
Como conectar à API de cobrança do Banco do Brasil?
Como ativar a comunicação via API com o Itaú
Funcionalidades
Emissão de boletos
Emissão de Boletos
Boleto de Cobrança
Boleto Fatura
Carnê
Assinatura
Logomarca no Boleto
Multa, Juros e Desconto
Alteração do Vencimento e Valor
Cancelamento de Boleto
Emissão da Segunda Via
Copiar Boleto
Controle de Pagamento
Observações por Boleto
Malha de Segurança
Hospedagem do Boleto
Hospedagem do Boleto
Endereço Encurtado
Download do PDF
Inclusão na Agenda
Impressão do Boleto
Envio do Boleto por WhatsApp
Integração com os Bancos
Integração com os Bancos
Múltiplas Carteiras
Bancos Suportados
Troca de Arquivos
Registro dos boletos on-line
Histórico de Ocorrências
Comandos Suportados
Web services dos bancos
Clientes (CRM)
Notificações por E-mail
Notificações por E-mail
Configurar Servidor Próprio
Template em HTML
Automação por Eventos
Controle de e-mails enviados
Reenvio de E-mail
Editor Visual da Mensagem
Variáveis de Substituição
Histórico de e-mails
Cobrança Recorrente
Nota Fiscal Eletrônica
Geração de Arquivo Remessa
Leitura Arquivo Retorno
Importação/Exportação
Envelope para Envio pelos Correios
Log de Eventos
Integração Zapier
Integração SharpSpring
API
Notificações Webhooks
Configurações Avançadas
Alertas do Sistema
Nova Plataforma de Cobrança
Tutoriais
Layouts e Personalização de Boletos
Layout do boleto comum
Como criar um Modelo de Boleto?
Layout do carnê
Layout do boleto fatura
Layouts de boletos, carnês, boletos fatura e envelopes
Como emitir um boleto através da Kobana?
Como importar vários clientes através de uma planilha em Excel?
Como gerar um Carnê através da Kobana?
Como criar uma assinatura?
Como homologar minha carteira de cobrança quando o gerente do banco solicita o envio de boletos e remessa para análise?
O que fazer se eu não consegui concluir a homologação da minha carteira de cobrança?
Durante a homologação cadastrei errado minha carteira. Como faço para realizar a alteração?
Quais informações preciso para cadastrar minha carteira de cobrança?
Como cadastrar novos usuários para a minha conta?
Como cadastrar e homologar minha carteira de cobrança na Kobana?
Como utilizar o PIX na Kobana?
Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?
Como acompanhar os pagamentos dos meus clientes?
Como importar boletos através de uma planilha em Excel ou do Google Sheets?
Como cadastrar um cliente e acompanhar seu histórico de emissões?
Como importar boletos para a Kobana através de arquivos remessa?
Como salvar vários boletos em PDF?
Como adicionar as etiquetas (tags) aos meus clientes?
Como gerar um Link de Pagamento?
Como cancelar um boleto?
Como ativar o PIX do Banco do Brasil?
Como permitir que o vencimento ocorra no final de semana?
Como gerar um envelope para o meu boleto?
Como ter controle do histórico de atividades dos usuários da minha conta?
Como alterar um boleto já emitido?
Como funciona o Portal do Cliente?
Como faço alterações da minha carteira de cobrança?
Como criar uma subconta?
Como alterar vários boletos utilizando um arquivo em Excel (CSV)?
Como informar o pagamento de um boleto manualmente?
Negativação através da Kobana
Como adicionar senha aos boletos?
Como alterar o cadastro de um cliente?
Posso alterar a data de vencimento e o valor de um boleto já emitido?
Como receber Alertas sobre a minha conta por e-mail?
Como alterar minha senha de acesso aa Kobana?
Como faço excluir uma carteira de cobrança?
Como alterar o sequencial de remessa?
Como exportar as informações dos boletos para Excel?
Como conferir o valor do boleto de homologação no Bradesco?
Como definir a carteira padrão para geração dos boletos na importação de remessa?
Como ativar o PIX Bradesco?
Como funciona o sistema de alertas da Kobana?
Como usar as Etiquetas (TAGs) para identificar os meus boletos?
Comandos pendentes: acompanhe ou cancele os eventos que entrarão na próxima remessa
Como funciona a emissão automática de boletos para os clientes cadastrados em uma assinatura?
Como suspender ou excluir uma assinatura?
Como ativar o PIX do Santander?
Como criar um boleto fatura na Kobana?
Como saber o motivo do meu cliente não ter conseguido pagar o boleto?
Como ativar o PIX do Itaú?
Como importar carnês através de uma planilha do Excel ou Google Sheets?
Como funcionam as subcontas da Kobana?
Integrações e Aplicações
Como gerar nota fiscal para boleto registrado com Kobana e eNotas
Quais automatizações com a Kobana consigo criar no Zapier?
Como importar dados da nota fiscal na Kobana para serem enviados ao eNotas?
Como integrar a Kobana à minha plataforma?
Como integrar a emissão de boletos registrados com outras ferramentas usando a Pluga
Como integrar minha loja da Shopify à Kobana?
Como integrar a Kobana ao SharpSpring?
Como semi-automatizar a gestão de suas remessas e retornos com o Zapier?
A Kobana possui API de boleto registrado?
Como instalar o módulo da Kobana no WHMCS?
Como integrar minha conta do Operand com a Kobana?
Como integrar a Kobana ao Hotzapp?
Integração entre Atende Simples e Kobana
Como integrar a Kobana ao DigiSac para envio dos boletos por WhatsApp?
Como integrar a emissão de boletos registrados com outras ferramentas usando o Zapier?
Posso usar boletos registrados com a Kobana na minha loja virtual?
Legislação e Normas
Nova Plataforma de Cobrança
Fim do boleto sem registro
Como é que ficam os boletos emitidos para 2017?
Com a Nova Plataforma de Cobrança, o que muda no pagamento dos boletos?
O que acontece se um mesmo boleto for pago duas vezes?
Emissores de boleto sem código COMPE entram na primeira onda?
O que é a Nova Plataforma de Cobrança?
Quais as vantagens da Nova Plataforma de Cobrança?
A Nova Plataforma de Cobrança vai acarretar aumento de custo?
Haverá mudança de código de barra na emissão de segunda via?
Quem é responsável pelo cadastro de CPF e CNPJ do cliente pagador?
É considerado cálculo de juros sobre feriado municipal ou estadual?
O boleto pode ser acolhido com valor divergente do valor informado para a instituição processadora?
Os boletos poderão ser pagos em qualquer canal de pagamento? E quando estiver vencido?
Todos os bancos emissores de boletos de cobrança estão dentro do projeto?
Até dezembro de 2017, 100% dos boletos deverão estar disponíveis no DDA?
Haverá alteração no layout de pagamento?
O que acontece se o boleto não for encontrado no novo sistema?
Haverá alguma mudança para quem paga pelo DDA?
Por que foi desenvolvida a Nova Plataforma de Cobrança?
O boleto físico continuará sendo entregue?
Quem é responsável pelo cadastro de beneficiário na Nova Plataforma de Cobrança?
Para quem eu informo o meu CPF para ter meus boletos emitidos no novo sistema? Quando devo informar?
O cliente pode emitir boleto de cobrança em sistema próprio?
No caso de boletos emitidos com vencimento no mesmo dia da compra, como ficará o registro?
Qualquer boleto vencido poderá ser pago em qualquer instituição financeira a partir de 13 de março?
É possível pagar meus boletos apenas com o número do meu CPF?
Boleto com valor diferente da emissão poderá ser pago?
Haverá alguma alteração nos horários limites de pagamentos de boletos?
Haverá alguma mudança no pagamento de concessionárias, contas e tributos ?
Boletos sem registros só poderão ser pagos na agência da instituição que emitiu o boleto?
No caso de boletos fraudados, a instituição financeira fará o ressarcimento?
O consumidor terá de fazer o cálculo para pagamento de boleto vencido?
Por que agora, com a Nova Plataforma de Cobrança, é preciso colocar o CPF no boleto?
Banco Central do Brasil
Multa e Juros de Mora
Regras para Juros de Mora
Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro
Normas referentes a Boletos Bancários
Regras para e-commerce
Preciso emitir nota fiscal da minha venda?
O fornecedor pode cobrar pela emissão de boleto bancário?
Segurança
O sistema possui criptografia de senhas?
A Kobana utiliza SSL?
Conheça as fraudes com boleto
O sistema possui backup?
Como utilizar as Políticas de Senha e Acesso?
Como permitir acesso a sua conta ao time de suporte da Kobana?
Políticas
Termos de Uso
Política de Privacidade e Tratamento de Dados
Acordo de Nível de Serviço (SLA)
Política White Hat
Política de Inclusão e Acessibilidade
Política de Cookies
Política de Privacidade
Política de Responsabilidade Socioambiental
Política de Segurança
Política de Retenção de Dados
Compromisso com LGPD
Dúvidas Frequentes
É possível protestar um boleto através da Kobana?
Como enviar notificações automáticas por e-mail?
Como utilizar variáveis nos meus e-mails de notificação?
Eu mesmo posso configurar tudo?
Como desabilitar o envio de notificações por e-mail?
Qual a diferença entre um boleto proposta e um boleto código D8?
Como ativar o disparo automático de SMS?
Como enviar boletos através do WhatsApp aos meus clientes?
Como enviar a Nota Fiscal e outras informações da nota ao meu cliente?
Como resolver o erro de autenticação ao cadastrar uma conta do Gmail?
Como acompanhar o histórico de e-mails enviados?
O que é um boleto proposta e quais as regras para a emissão desse tipo de boleto?
Qual a diferença entre Boleto, Carnê e Assinatura?
Como criar notificações específicas para tags?
É necessário fazer cadastros completos de meus clientes?
Régua de cobrança e as notificações automáticas
Como criar e personalizar o layout dos meus e-mails?
Como verificar se o SMS foi enviado e recebido pelo meu cliente?
Meus clientes precisam ter uma conta na Kobana?
O meu banco poderá me cobrar pela geração do PIX?
O sistema fica fora do ar?
Posso estornar um boleto bancário recebido?
Funciona no Windows, Linux e Mac?
Posso adicionar juros e multa aos meus boletos?
Quais carteiras de cobrança estão disponíveis na Kobana?
Variáveis que podem ser usadas nos Boletos e Notificações
Preciso instalar algum programa?
Campo "Meta" - Crie um campo novo para o cadastro dos seus boletos para notificações e seu controle.
Envios de SMS: O que cada status significa?
O boleto registrado pode ser adulterado?
O que é carteira de cobrança e para que serve?
Como configurar meu e-mail na Kobana?
Posso personalizar os meus boletos?
Como personalizar e criar eventos para as notificações?
- Todas as Categorias
- Integrações e Aplicações
- Como integrar minha loja da Shopify à Kobana?
Como integrar minha loja da Shopify à Kobana?
Atualizada
Por Matheus Gonçalves
A Shopify é uma plataforma de e-commerce na qual você pode criar sua própria loja virtual totalmente hospedada com domínio personalizado.
Para melhorar as suas vendas é possível integrar a sua loja da Shopify à Kobana e oferecer aos seus clientes a opção de pagamento por boleto, automatizando todo o processo.
Veja abaixo como fazer isso:
Integrando sua loja do Shopify à sua conta da Kobana
- Criando método de pagamento
Logado no painel administrativo do Shopify, clique em Settings na parte de baixo do menu lateral.

Na próxima página, clique em Payments.

Desça até a área de Manual payment method e clique em Add manual payment method e selecione Create custom payment method. Agora você deve preencher com o nome do meio de pagamento, detalhes adicionais e instruções de pagamento. Ao finalizar o preenchimento clique em Activate.

Pronto! Você adicionou o boleto como uma forma de pagamento.
- Integrando sua loja à Kobana
Agora você vai criar a conexão entre a sua loja e a Kobana, de forma que a Kobana seja avisada pelo Shopify sempre que o seu cliente selecionar a opção de boleto.
No menu lateral, clique em Notifications.

No final da página, na área de webhooks, clique em Create webhook:

Agora você deverá criar dois webhooks: criação de pedido (order creation) e cancelamento de pedido (order cancellation). Para que dessa forma, a Kobana saiba quando é necessário gerar e cancelar um boleto.
Para criação do webhook de criação de pedido, você deve preencher seguindo a tabela abaixo:
- Event: Order Creation
- Format: JSON
- URL: https://shopify.kobana.com.br/[token-API-Kobana]/[id-carteira]/[tag]
O id da carteira só será necessário ser preenchido se você tiver mais de uma carteira ou desejar utilizar as tags. Para ter acesso ao ID da sua carteira, acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras.
A tag é utilizada para diferenciar boletos gerados através dessa integração e, principalmente, enviar notificações por e-mail e SMS diferentes de boletos que você gera por outros meios na Kobana. Caso isso seja interessante para a sua empresa, você pode colocar a tag, como, por exemplo, Shopify.
- Webhook API Version: 2022-01

Clique no botão Save. E repita o procedimento para o cancelamento do pedido. A única diferença será colocar no evento order cancellation.

Você deverá terminar com 2 webhooks configurados.

- Habilitando o CPF no checkout
Sempre que você emite um boleto, nele deve constar o CPF ou CNPJ do pagador. Esse campo não é padrão no Shopify, por isso você deve habilitá-lo na sua loja. No menu lateral, clique em Checkout.

Encontre a área Customer Information e configure o Company Name como required (obrigatório). Em seguida clique em Save para salvar.

Retorne ao menu principal da sua loja clicando no "X" no topo direito da página.

Acesse Online Store no menu lateral.

Na área de Current Theme, clique em Customize.

No canto esquerdo superior da tela, clique nos três pontinhos (...) e em Edit Languages.

No canto esquerdo superior da tela que abrir, clique nos três pontinhos (...) e, então, em Checkout & system.

Procure na página os campos relativos a Company, que estão selecionados abaixo. À direita de cada um deles, digite CPF. Clique em Save.

Sua loja está pronta para cadastrar o CPF do seu cliente e enviar um comando para a geração do boleto na Kobana.
- Configurando a confirmação de pagamento
Precisamos agora configurar o sentido contrário. Quando um boleto for pago ou cancelado, o Shopify precisa ser informado para atualizar a ordem de compra.
O primeiro passo será criar uma aplicação no Shopfy. Acesse sua conta do Shopify, clique em Apps e depois em Develop Apps for your store.

Clique em Create an app.

Na janela que abrir insira Integração com a Kobana como o nome do app e clique em Create app. Agora clique em Configure Admin API Scopes.

Nesta área encontre Orders (View or manage orders, transactions, fulfillments, and abandoned checkouts) e marque o quadradinho para write_orders e read_orders. Para finalizar clique em Save.

Agora clique na aba API Credentials e em um local seguro, salve a API Key e a API secret Key.

Agora você deverá criar um webhook na Kobana. Acesse sua conta da Kobana e vá em Integrações > Webhooks > Contas e clique no botão para criar um novo webhook. Preencha o webhook da seguinte forma:
- Endereço para o Payload (URL): https://shopify.kobana.com.br/update-order/[shop-name]/[api_key]/[password]
A API key e o password serão substituídos pelos dados da API da sua conta da Shopify. Explicamos mais abaixo como ter acesso a isso.
- Tipo da Requisição: application/JSON
- Carteira: selecione a carteira correspondente de emissão de boletos
- Eventos: boleto cancelado e boleto foi pago

Pronto! Agora quando um boleto for pago, a ordem de compra no Shopify será atualizada e toda vez que um boleto for cancelado dentro da Kobana, a ordem de compra será cancelada.
Configurando o envio automático de e-mail
Para o seu cliente receber o boleto por e-mail, você deve configurar na Kobana o envio automático. Para fazer isso, recomendamos que siga o passo a passo deste artigo: Como enviar notificações automáticas por e-mail?
Recomendamos, também, que considere seguir as práticas abaixo para ter uma boa experiência:
- Utilizar o evento boleto gerado para que ocorra na momento da compra.
- Inserir, também, o link do boleto no corpo do email. Isso pode ser feito utilizando as variáveis.
- Caso você tenha utilizado as tags no webhook do Shopify, você pode aplicar elas nas notificações para só serem disparadas caso o boleto tenha sido gerado através da sua loja.
- Você pode incluir o ID da compra, tipo de produto, número de ordem, entre outros campos no corpo do e-mail, se desejar. Para que o Shopify envie dados no campo Meta você deve preencher desta maneira: {"shopify":true,"order_id":1234,"order_number":0001}. Sendo esses números, apenas exemplos.