Como ativar o PIX cobrança do Santander?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. Este artigo irá te auxiliar na ativação para geração dos QR Codes do PIX do Santander e assim passar a receber nessa modalidade.

Os passos abaixo devem ser realizados no ambiente de produção do banco. Atualmente não trabalhamos com a geração de PIX no ambiente de homologação do Santander.
  1. Acessando o Portal do Desenvolvedor

Acesse o Portal do Desenvolvedor através do link: https://developer.santander.com.br/

Considerando que sua empresa já possui um convênio no Banco Santander, siga pelo Login PJ, onde você utilizará o mesmo login e senha de acesso do internet banking, de acordo com as seguintes regras de utilização:

  • Somente o Usuário Master consegue fazer criação de aplicações em Produção, no Dev Portal;
  • É necessário que o Usuário Master tenha o ID Santander habilitado;
  • É necessário que o Usuário Master tenha um e-mail cadastrado associado ao seu usuário;
  • Para que o Usuário Master tenha acesso a duas ou mais empresas dentro do Dev Portal, é necessário que o mesmo faça o Login PJ para as diferentes empresas, assim ficarão associadas a sua conta.

Clique no botão Entrar e, em seguida, Acesse sua conta PJ.

Realize o login a partir dos dados solicitados: agência, conta, usuário e senha.

  1. Criando a aplicação

Feito o login, clique em Aplicações.

Escolha o ambiente de Produção.

Para criação da nova aplicação, siga as diretrizes abaixo:

  • Selecione Sou desenvolvedor
  • Crie um nome para a aplicação (ex.: "Nome da Empresa - API de PIX Cobrança - Conexão Kobana")
  • Realize o upload do certificado
  • Inclua uma descrição da aplicação (ex.: Integração com a Kobana para geração de PIX cobrança via API)
  • No Produtos, selecione a API de PIX para cobrança
  • Assinale a caixa desejada

Preenchido os itens, clique em Enviar.

  1. Coletando as credenciais

Com a aplicação criada, você poderá ter acesso às credenciais: ClientID e ClientSecret. Copie, cole e salve em um local seguro uma de cada vez. Certifique-se de que as credenciais foram geradas para o ambiente de Produção.

Além das credenciais mencionadas acima, você precisará, também, solicitar ao seu gerente o Código de Estação relacionado ao seu convênio.
  1. Importando o certificado digital na Kobana

Com as credenciais coletadas, você vai acessar sua conta da Kobana. No menu Conta > Segurança > Certificados, vai clicar em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e realize a importação do mesmo certificado importado no Poral do Desenvolvedor do Santander.

  1. Criando a conexão com o banco

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Conexões e selecionar o Santander.

Em seguida, selecione o produto que deseja utilizar, neste caso será o PIX. Insira as credenciais coletadas e o código da estação, selecione o certificado importado e dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "REGISTRO BOLETO - SANTANDER - NOME DA EMPRESA".

  1. Criação da Conta PIX

Com todos os dados necessários para começar a gerar o PIX, você deve agora criar um conta PIX. Para isso acesse o menu Cobrança > Configurações > Contas PIX e cadastre essa nova conta. Selecione o banco Santander, dê um nome para a sua conta, como, por exemplo "CONTA PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA" e inclua a chave do PIX. Prossiga com os demais procedimentos até que o sistema confirme que a conta PIX foi ativada com sucesso. Concluindo este passo, os seus boletos ainda não estarão gerando o PIX no formato boleto híbrido.

  1. Gerando o PIX e boletos-híbridos

Finalizando os passos acima, você poderá começar a gerar o PIX e o boleto-híbrido.

Para geração do boleto-híbrido, inclua a conta PIX em uma de suas carteiras de cobrança, para fazer isso acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras. Clique em Ver Carteira (👁️) naquela que deseja configurar o boleto-híbrido. Na próxima tela clique em Ações > Alterar. No final da página de edição da carteira, você visualizará informações sobre o boleto-híbrido e a opção de selecionar a conta geradora do PIX. Selecione a conta PIX que desejar para esta carteira. Pronto! A partir de agora todos os boletos dessa carteira serão gerados acompanhados de um QR Code do PIX.

Para geração apenas do PIX, desacompanhado de um boleto, você deve consultar nossa documentação técnica. Atualmente, não é possível gerar apenas o PIX através da nossa interface.

O QR Code do PIX que geramos é dinâmico, ou seja, ele é gerado de acordo com valores e dados que você cadastrou no boleto. Porém, ele não obedece regras do boleto, como desconto, juros e multa. Quando utilizado em modelo boleto-híbrido, o PIX é baixado no vencimento do boleto.

Como fizemos?

Como criar uma conexão na Kobana?

Como criar um boleto fatura na Kobana?

Contato