Como ativar o PIX do Santander?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. Este artigo irá te auxiliar na ativação para geração dos QR Codes do PIX do Santander e assim passar a receber nessa modalidade.

Os passos abaixo devem ser realizados no ambiente de produção do banco. Atualmente não realizamos o processo abaixo em ambiente de homologação.

Passo 1 - Contato com o banco

Entre em contato com o seu banco e informe que você deseja utilizar a API de PIX. Se desejar, copie o texto abaixo para encaminhar ao seu contato no Santander:

Sugestão de e-mail ao Santander
Prezado(a),

Tenho interesse na geração do QR Code do PIX através da API do Santander. Utilizo um sistema chamado Kobana que já possui integração com o Santander para a geração dos mesmos. Segundo eles, precisarei realizar a validação de um certificado e inserir as credenciais no sistema deles. Podem me ajudar com isso?

Seguem os dados da minha empresa:
Razão Social:
CNPJ:
Ag.:
C/c.:

Obrigado

Passo 2 - Envio e validação de certificado

O banco te encaminhará para área responsável que, muito provavelmente, vai enviar a documentação que já está implementada na Kobana. Solicite suporte para envio e validação do certificado digital. Segundo a documentação do banco, abaixo estão as especificações do certificado:

Certificado tipo Client de 2048 bits. Para efetuar o cadastramento no ambiente de segurança do Banco, pedimos que seja enviado o arquivo no formato .CER referente ao certificado adquirido (por favor converter a extensão do .cer pra .txt para que possa chegar ao banco).

Feita a validação do certificado, o banco encaminhará para você por e-mail as credenciais: Client ID e Client Secret.

Passo 3 - Importação do certificado na Kobana

Acesse sua conta na Kobana e vá no menu Conta > Segurança > Certificados. Clique no botão verde Novo Certificado. Adicione os dados solicitados e importe o certificado na Kobana.

Passo 4 - Inclusão das credenciais na Kobana

Agora que você importou o certificado com sucesso, acesse o menu Integrações e Conexões. Clique em Cadastre sua primeira conexão e selecione o logo do banco Santander. Dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais e selecione o certificado que você acabou de importar.

Passo 5 - Criação da Conta PIX

Com todos os dados necessários para começar a gerar o PIX, você deve agora criar um conta PIX. Para isso acesse o link das suas contas clicando aqui e cadastre essa nova conta. Selecione o banco Santander, dê um nome para a sua conta, como, por exemplo "CONTA PIX - SANTANDER - NOME DA EMPRESA" e inclua a chave do PIX. Prossiga com os demais procedimentos até que o sistema confirme que a conta PIX foi ativada com sucesso. Concluindo este passo, os seus boletos ainda não estarão gerando o PIX no formato boleto híbrido.

Passo 6 - Ativação do PIX e geração dos boletos híbridos

Para ativar o PIX da sua carteira e começar a disponibilizar a opção de pagamento via PIX aos seus clientes, você deverá incluir a conta PIX à sua carteira. Para fazer isso, siga os passos deste artigo: Como ativar o PIX para a sua carteira na Kobana?

A confirmação de pagamento do PIX do Santander não é atualizada em tempo real. A atualização está sendo feita de hora em hora através de uma pesquisa direta na API bancária. Estamos aguardando uma posição do banco para implementação da atualização em tempo real.

Como fizemos?

Como suspender ou excluir uma assinatura?

Como criar um boleto fatura na Kobana?

Contato