Índice

Como utilizar o PIX e o Boleto Híbrido na Kobana?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Para gerar o QR Code do PIX, cobrar os seus clientes através dessa modalidade e receber na conta da sua empresa instantaneamente, você deve primeiro ativar o PIX validando as suas credenciais bancárias na Kobana.

Validação das credenciais bancárias

Veja na tabela abaixo como ativar o PIX de cada banco:

Banco

Como Ativar o PIX

Banco do Brasil

Validar as credenciais bancárias (Client ID, Client Secret e Application Key) na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Bradesco

Validar as credenciais bancárias (Client ID e Client Secret) e o certificado digital na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Inter

Consulte nossa equipe de suporte através do chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Itaú

Validar as credenciais bancárias (Client ID e Token temporário) na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Santander

Validar as credenciais bancárias (Client ID e Client Secret) e o certificado digital na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Semear

Consulte nossa equipe de suporte através do chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Sicredi

Consulte nossa equipe de suporte através do chat ou e-mail: suporte@kobana.com.br.

Realizado os passos acima para a validação do PIX de cada banco, você poderá incluir o PIX na sua carteira de cobrança para que, em regra, sempre que você gerar um boleto, ele seja acompanhado de um QR Code do PIX (boleto-híbrido) ou você poderá gerar apenas o PIX através da nossa API.

O QR Code do PIX que geramos é dinâmico, ou seja, ele é gerado de acordo com valores e dados diferentes. Porém, ele não obedece regras do boleto, como desconto, juros e multa. Quando utilizado em modelo boleto-híbrido, o PIX é baixado no vencimento do boleto.

Configurando o boleto híbrido na carteira de cobrança

A partir de uma conexão com o banco já criada, para utilizar o boleto em formato boleto-híbrido, você deverá, incluir a conta PIX em uma de suas carteiras de cobrança, para fazer isso acesse o menu Cobrança > Boletos > Carteiras.

Nesta tela, você vai visualizar todas as suas carteiras cadastradas na Kobana, você poderá adicionar o PIX a qualquer uma delas, independente se você tem ou não o PIX daquela conta configurada na Kobana.

Por exemplo: se você tem apenas o PIX da Itaú ativado na Kobana, mas tem carteiras do Bradesco, Itaú e Santander, você poderá adicionar o PIX a todas essas e gerar o boleto híbrido. Dessa forma, seu cliente poderá realizar o pagamento do boleto do Bradesco, por exemplo, ou do PIX da Itaú.

Na carteira que você deseja adicionar a opção da geração do boleto-híbrido clique em Ver Carteira (👁️).

Na próxima tela clique em Ações > Alterar. No final da página de edição da carteira, você visualizará informações sobre o boleto-híbrido e a opção de selecionar a conta geradora do PIX. Selecione a conta PIX que desejar para esta carteira.

A partir de agora todo o boleto que você gerar dessa carteira será acompanhado de um QR Code do PIX.

Existe a opção de controlar os boletos que serão ou não gerados acompanhados com PIX. Isso pode ser feito utilizando a nossa API e marcando o dado Cobrando apenas através do PIX

Como verificar os Pix vinculados a cada boleto-híbrido

Quando sua empresa emitir um boleto híbrido, é possível verificar o ID do Pix que está vinculado ao boleto e qual boleto está vinculado a determinado Pix.

Veja as duas situações:

1. Acesse o menu Cobrança > Pix > Gerenciar e, na relação de todos os Pix, você irá visualizar os que são relacionados a boletos-híbridos, ou não. Quando um Pix estiver vinculado a um boleto, ele apresentará o link do boleto à direita de seu ID, na coluna boleto-híbrido. Ao clicar em Boleto-Híbrido, você terá todas as informações daquela cobrança.

image.png

2. Quando um boleto possuir um Pix, dentro do boleto, existirá uma coluna, com o nome Pix, em que você poderá verificar o link deste Pix. Basta ir em Cobrança > Boletos > Gerenciar. Em seguida, na lista, vá em Ver Boleto. Se for um boleto-híbrido, existirá uma aba de Pix.

image.png

Clique em cima de Pix e você terá as informações vinculadas, permitindo ver o Pix, a conta do Pix e o link do Pix.

image.png

Cobrando apenas através do PIX

Se você deseja gerar o PIX sem que ele esteja acompanhado de um boleto, você deverá ativar o PIX com base na tabela do início deste artigo e poderá fazer a geração através da nossa API ou da interface, pelo menu Cobrança > PIX > Gerenciar.

Gerenciando as cobranças e recebimentos via PIX

Através da interface, toda e qualquer cobrança feita via PIX é listada na página de PIX gerados, que você poderá acessar no menu Cobrança > PIX > Gerenciar.

Nesta tela, você poderá aplicar filtros e visualizar todos os PIX que sua empresa gerou utilizando a Kobana, seja através da interface ou API.

Além dessa tela, você pode acessar o menu Cobrança > Boletos > Pagamentos para visualizar todos os recebimentos da sua empresa, seja por boleto, boleto-híbrido ou PIX.

Sempre que sua empresa tiver um recebimento por PIX terá uma indicação como a da imagem abaixo:

Como fizemos?

Como cadastrar e homologar minha carteira de cobrança na Kobana?

Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?

Contato