Como utilizar o PIX na Kobana?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Para gerar o QR Code do PIX, cobrar os seus clientes através dessa modalidade e receber na conta da sua empresa instantaneamente, você deve primeiro ativar o PIX validando as suas credenciais bancárias na Kobana.

Passo 1 - Validação de credenciais bancárias

Veja na tabela abaixo como ativar o PIX de cada banco:

Banco

Como Ativar o PIX

Banco do Brasil

Validar as credenciais bancárias (Client ID, Client Secret e Application Key) na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Bradesco

Validar as credenciais bancárias (Client ID e Client Secret) e o certificado digital na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Itaú

Validar as credenciais bancárias (Client ID e Token temporário) na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Santander

Validar as credenciais bancárias (Client ID e Client Secret) e o certificado digital na Kobana. Clique aqui para ver o passo a passo.

Realizado os passos acima para a validação do PIX de cada banco, você ainda deverá incluir a conta PIX na sua carteira para gerar o boleto em formato híbrido.

Passo 2 - Inclusão do PIX na carteira de cobrança

Agora que você já validou e ativou o PIX de um dos banco acima, você deve incluir a conta PIX em uma de suas carteiras de cobrança, para fazer isso acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras.

Nesta tela, você vai visualizar todas as suas carteiras cadastradas na Kobana, você poderá adicionar o PIX a qualquer uma delas, independente se você tem ou não o PIX daquela conta configurada na Kobana.

Por exemplo: se você tem apenas o PIX da Itaú ativado na Kobana, mas tem carteiras do Bradesco, Itaú e Santander, você poderá adicionar o PIX a todas essas e gerar o boleto híbrido. Dessa forma, seu cliente poderá realizar o pagamento do boleto do Bradesco, por exemplo, ou do PIX da Itaú.

Na carteira que você deseja adicionar a opção da geração do PIX e boleto híbrido clique no ícone do olho (ver carteira).

Na próxima tela clique em Ações > Alterar. No final da próxima tela vai ter informações sobre o boleto híbrido e a opção de selecionar a conta geradora do PIX. Selecione a conta PIX que desejar para esta carteira.

A partir de agora todo o boleto que você gerar dessa carteira será gerado, também, o PIX da conta que você selecionou.

Passo 3 - Disponibilizando o PIX e o boleto híbrido ao seu cliente

Há muitas formas de disponibilização ou envio do boleto ao seu cliente utilizando a Kobana. Abaixo listamos as principais e explicamos como você vai disponibilizar nos formatos que desejar:

✔️ Através do disparo de e-mail e SMS automatizado utilizando nossa régua de cobrança

Para enviar o boleto híbrido ou o PIX ao seu cliente utilizando essa ferramenta da Kobana, você deverá utilizar as variáveis de substituição que serão entregues como link de acesso:

Formato

Variável

Boleto Híbrido (boleto + PIX)

{{ bank_billet.formats.boleto_hibrido }}

PIX

{{ bank_billet.formats.boleto_pix }}

✔️ Envio manual do boleto ao seu cliente através de qualquer ferramenta (e-mail, WhatsApp, helpdesk, etc)

Caso o seu cliente tenha solicitado o boleto híbrido ou o PIX diretamente para você ou ao seu time de suporte, você poderá encaminhar o link do boleto que geramos e adicionar no final da URL o formato:

Formato

Adicionar à URL

Exemplo

Boleto híbrido (boleto + PIX)

/boleto_hibrido

https://bole.to/2/abcdef/boleto_hibrido

PIX

/boleto_pix

https://bole.to/2/abcdef/boleto_pix

✔️ Através de uma integração em que o seu cliente acessa o boleto no seu sistema ou no seu site

Consulte a nossa API clicando aqui.

Como fizemos?

Como cadastrar e homologar minha carteira de cobrança na Kobana?

Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?

Contato