Como enviar o arquivo de remessa à Caixa Econômica Federal?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Seja na hora de homologar a sua carteira de cobrança ou quando você já emite boletos através da Kobana é necessário registrar os seus boletos. Manualmente, isso deverá ser feito através do envio do arquivo remessa ao seu banco pelo internet banking. Veja abaixo como fazer isso se você for cliente Caixa.

Passo 1 - Salvando o arquivo de remessa no seu computador

Antes de começar este passo a passo, realize o download do arquivo remessa. Ele pode ser feito de duas formas diferentes dependendo do estágio que está a sua conta:

Passo 2 - Acessando o internet banking da Caixa

Acesse sua conta através do internet banking da Caixa. Na tela principal, clique em Transmissão de Arquivos e, em seguida, Enviar arquivos.

Passo 3 - Selecionando o beneficiário

Caso você tenha mais de uma carteira de cobrança, você deve selecionar qual é o beneficiário da remessa. Neste caso deverá ser aquele que você cadastrou na Kobana para a remessa ser gerada.

Passo 4 - Selecionando o arquivo

Após a seleção do beneficiário, é apresentada a tela de envio do arquivo remessa. Clique em Escolher Arquivo e selecione a remessa armazenada no seu computador.

O sistema da Caixa vai efetuar uma primeira pré-crítica do arquivo, avaliando as informações presentes na remessa, como o formato do arquivo, os dados do beneficiário e o número sequencial da remessa. Caso o sistema aponte qualquer diferença contate o seu gerente bancário ou tire um print da tela com o erro e nos envie para o e-mail suporte@kobana.com.br.

Passo 5 - Enviando o arquivo

Estando todas as informações corretas, clique em Upload para enviar o arquivo de remessa selecionado.

O sistema da Caixa vai realizar uma segunda análise do arquivo, com as informações todas corretas aparecerá a seguinte mensagem: Transmissão de arquivo realizada com sucesso.

Caso a Caixa aponte qualquer erro, consulte seu gerente bancário ou tire um print da tela com o erro e nos envie para o e-mail suporte@kobana.com.br

Como fizemos?

Formatos dos arquivos de remessa e retorno

Como ativar o registro automático através da API do Sicredi?

Contato