O que é a Nova Plataforma de Cobrança?

Rafael Lima Atualizada Por Rafael Lima

A Nova Plataforma de Cobrança é uma iniciativa do setor bancário, que sentiu a necessidade de aperfeiçoar e modernizar o sistema de liquidação e compensação dos boletos. 

Com a grande quantidade de boletos emitidos por ano no Brasil, o número de fraudes que acontecem nessa forma de pagamento também é bem alta. Por isso, serão utilizados mecanismos que trazem mais controle e segurança. O objetivo é garantir maior confiabilidade tanto para os consumidores quanto para as empresas.

Com o novo sistema, os boletos sem registro só poderão ser pagos na própria agência da instituição que os emitiu. A mudança deve incentivar a adoção da modalidade de boletos registrados pelas empresas e, assim, evitar falsificações.

Com a mudança, todos os bancos vão enviar os dados dos boletos emitidos, assim como as informações sobre os beneficiários, para uma base unificada. Esses dados serão conferidos sempre que algum pagamento for realizado. Em caso de fraude, o beneficiário fica bloqueado de receber via boleto em qualquer banco.

A Nova Plataforma de Cobrança traz facilidades para quem usa boleto com registro: não será necessário ir até o banco emissor para pagar um boleto vencido, desde que ele seja um boleto registrado. Assim, será possível pagar boletos vencidos da mesma forma que se paga os documentos que ainda não passaram da data de vencimento, o que é uma grande vantagem que facilita o pagamento.

Veja aqui mais sobre as principais vantagens do novo sistema

Fonte: FEBRABAN

Como fizemos?

Emissores de boleto sem código COMPE entram na primeira onda?

Quais as vantagens da Nova Plataforma de Cobrança?

Contato