Como gerar um Carnê através da Kobana?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

O Carnê é um conjunto de boletos, que representam uma venda que será paga parceladamente.

Com a sua carteira cadastrada e homologada na Kobana, você poderá emitir um boleto clicando no menu Cadastrar e, em seguida, Carnê. Se você tiver mais de uma carteira, selecione a carteira que você vai emitir.

Agora você deverá preencher as informações do carnê que você está gerando:

  • Carteira: você já selecionou a carteira no passo anterior, porém você pode alterar durante o preenchimento desse formulário;
  • Modelo: caso você tenha um modelo de boleto criado, você pode selecioná-lo aqui e, assim, automaticamente, poderão ser preenchidas algumas das configurações, como, multa, juros, desconto, textos de demonstrativo e instruções para o caixa, inserção de senha, bem como, selecionando um formato e um logo na imagem do boleto (saiba como criar um modelo de boleto);
  • Primeira parcela: data de vencimento da primeira parcela do carnê;
  • Valor da parcela: valor de cada boleto do carnê;
  • Parcelas: quantidade de boletos que serão gerados com o mesmo valor;
  • Período: o vencimento das parcelas seguirão a data da primeira parcela, o período você selecionará a frequência dessas parcelas (semanal, quinzenal, mensal, etc). Se preferir você pode selecionar um período e personalizar, alterando as datas e os valores de cada parcela (saiba como personalizar datas e valores);
  • Dados do cliente: Nome/Razão Social, CPF/CNPJ, Apelido/Nome Fantasia (opcional), Contato (opcional);
  • E-mails do cliente: Você pode adicionar dois e-mails do cliente para que sejam enviados notificações de acordo com a régua de cobrança criada por você na Kobana. Se deseja cadastrar os e-mails, mas sem que notificações sejam enviadas deste carnê específico, você poderá selecionar a opção Nunca enviar e-mail para este cliente.
  • Telefones do cliente: O primeiro telefone é apenas para fins de cadastro. O segundo, celular, poderá ser utilizado para disparo de SMS através de régua de cobrança configurada por você na Kobana. Se deseja cadastrar o celular, mas sem o envio de notificações por SMS para o caso destes boletos, selecione a opção Nunca enviar SMS para este cliente.
O disparo de e-mail e SMS dependem do cadastro dos endereços e celulares e da configuração de uma régua de comunicação ativa para e-mail e SMS. Caso não exista uma régua ativa, não serão enviados notificações.
  • Endereço do cliente: CEP, Endereço, Número, Bairro, Complemento (opcional), Estado e Cidade;
Se você está emitindo um boleto de um cliente já cadastrado na Kobana, você precisará apenas digitar o nome cadastrado, selecionar o cliente e o sistema vai puxar todas essas informações sem precisar reinseri-las (saiba como cadastrar clientes).
  • Demonstrativo: inclua as informações sobre o serviço ou produto que você está fornecendo;
  • Instruções para o Caixa: contém as informações adicionais de cobrança, como multa, juros e desconto. Por padrão, isso é preenchido automaticamente pela Kobana, mas depende da configuração selecionada para cálculo de datas.
  • Multa: se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e os dias para a cobrança;
  • Juros: se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante, os dias para a cobrança e o tipo de dias (corridos ou úteis);
  • Desconto: se necessário, selecione o tipo (porcentagem ou valor), inclua o montante e a quantidade de dias para a aplicação;
  • Documento: o tipo de documento por padrão é a duplicada mercantil ("DM"), os outros campos são opcionais e podem ser preenchidos com número e data do documento vinculados ao boleto;
  • Beneficiário-final (Sacador/Avalista): esses dados são opcionais e costumam ser preenchidos por empresas que efetuam a cobrança de boletos em nome de outros;
  • Informações para a remessa: você pode estipular em quantos dias o boleto será baixado, protestado ou negativado através da geração de uma remessa, além de poder informar que o boleto poderá ser pago em prestações (todos esses dados são opcionais);
  • Etiquetas: tem a utilidade de facilitar a busca por boletos e se relacionar com notificações específicas (saiba mais sobre as etiquetas);
  • Notificações: neste campo, você poderá escolher qual será o nome do arquivo enviado através de uma notificação por e-mail automática (campo opcional)

Após finalizar o preenchimento, clique no botão verde Adicionar Carnê. Dependendo da quantidade de boletos que tem no seu carnê, ele pode levar um tempo para ser gerado, mas você pode acompanhar a geração no painel de boletos ou carnês.

Como fizemos?

Como importar vários clientes através de uma planilha?

Como criar uma assinatura para cobrança recorrente?

Contato