Como alterar vários boletos utilizando um arquivo em Excel (CSV)?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Através da interface da Kobana, você consegue emitir vários boletos de uma vez utilizando um arquivo CSV, que pode ser gerado a partir de uma planilha em Excel, Google Sheets e outros softwares similares. Escrevemos um artigo bem completo sobre isso: Como importar boletos através de uma planilha em Excel ou do Google Sheets?

Além de gerar os boletos, você pode também alterar vários boletos de uma vez utilizando um arquivo CSV.

Antes de prosseguir com os passos abaixo tenha certeza que o seu banco dá suporte para realizar o tipo de alteração que você deseja, confira nesta tabela.

A seguir explicamos como você pode extrair os boletos de dentro da Kobana, realizar as alterações através de uma planilha e subir novamente no sistema com as alterações desejadas.

Passo 1 - Quais boletos alterar?

Se você precisa alterar vários boletos, o primeiro passo é saber quais boleto são esses. Por exemplo, foram gerados dezenas de boletos no dia 14/03/2022, porém, esses boletos estão todos com a data de vencimento errada.

Recomendamos alterar os boletos apenas após o recebimento de confirmação de registro ou da última alteração realizada.

Verifique se o seu banco permite a alteração da data de vencimento através da Kobana nesta tabela. Se permitir, acesse painel principal (Cobrança > Boletos), filtre os boletos pela data de criação e clique na lupa, conforme imagem abaixo:

Passo 2 - Exportando boletos

Com os boletos filtrados clique em Exportar boletos filtrados em e, então, XLSX.

A exportação do arquivo e o início do download dependerá da quantidade de boletos que você está exportando, porém, você não precisa aguardar na Kobana o término do mesmo. Você poderá retornar à plataforma quando desejar, acessando o menu Conta > Históricos > Histórico de Exportação.

A exportação da Kobana tem um limite de 100 mil linhas. Caso queira fazer uma exportação com mais linhas, recomendamos a utilização da API ou a aplicação de filtros que possibilitem várias exportações com menos linhas.

Passo 3 - Alterando na planilha

Agora com o arquivo em Excel salvo no seu computador, você poderá editá-lo. Dois pontos importantes são:

  • Mantenha todos os dados dos boletos na planilha, principalmente o id do boletos, esses dados farão um vínculo para o sistema reconhecer a alteração;
  • Construa a planilha baseada nos modelos de importação que disponibilizamos na plataforma (Saiba mais clicando aqui).
Mantenha os rótulos da coluna em letra minúscula conforme os exemplos. Isso evita problemas principalmente se você utiliza o Excel.

Depois de seguir as instruções acima, altere o que deverá ser alterados nos boletos na planilha. No exemplo deste artigo, vamos alterar apenas a data de vencimento dos boletos. Depois de fazer as alterações, você deve salvar o arquivo em formato CSV.

Passo 4 - Importando planilhas com as alterações

Com o arquivo pronto, acesse a Kobana, clique no menu Cadastrar > Importar > Importar Boletos.

Se essa é a sua primeira vez fazendo alteração em massa, recomendamos fazer um teste importando apenas uma ou duas linhas e revisando o resultado para se assegurar que você fez o procedimento correto.

Agora, basta selecionar o arquivo CSV para realizar a importação. Feito isso, o sistema vai realizar a carga e alteração dos dados. Você não precisa aguardar no sistema até a conclusão da sua importação, você pode acessar o menu Conta > Históricos > Histórico de Importação quando desejar para verificar o andamento da mesma.

Como fizemos?

Como criar uma subconta?

Como informar o pagamento de um boleto manualmente?

Contato