Como configurar valores de multa, juros e desconto no boleto?

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

​Quando um boleto é gerado, existem três fatores que podem alterar o valor dele: a multa, os juros e o desconto. Veja como funciona cada um deles e entenda a melhor forma de fazer essa configuração ao emitir seus boletos.

Multa

A multa é a taxa que será cobrada ao cliente no caso de atraso do pagamento do boleto. Ela é fixa, ou seja, não aumenta de acordo com a quantidade de dias passados desde o vencimento.

Por lei, o valor máximo da multa cobrada é de 2% do valor total do boleto. Considere isso na hora de configurar sua taxa de juros.

​Na Kobana, você pode escolher opções de configuração de multa: sem multa (isento), por porcentagem ou por valor. Clique em Tipo de Multa para escolher uma das opções. Além de poder selecionar a quantidade de dias após ao vencimento que a multa será cobrada.

  • Sem multa (isento): nenhuma taxa fixa será somada ao boleto quando ele for pago depois do vencimento.
  • Multa por porcentagem: taxa baseada no valor do boleto a ser cobrada após o vencimento, a depender da quantidade de dias configurada.
Se você deixar os dias para multa em branco, consideraremos o dia seguinte ao vencimento
  • Multa por valor: taxa com valor fixo independente do valor do boleto a ser cobrada após o vencimento, a depender da quantidade de dias configurada.

Juros

​O​s juros também são uma taxa que aumenta o valor do boleto quando ele é pago após o seu vencimento. Ao contrário da multa, os juros são calculados com base no número total de dias de atraso. Quanto maior o atraso, maior o valor do juros.

​Segundo a lei, o valor máximo da taxa de juros sobre o boleto é de 1% ao mês. Isso significa uma taxa de 0.03% por dia que se passar desde o vencimento.

Para configurar os juros do seu boleto, você pode escolher uma das opções no menu Tipo de juro.

  • Não se aplica: escolha essa opção caso não queira incluir taxas de juros no seu boleto. Nesse caso, não haverá uma taxa diária cobrada por dia de atraso do pagamento.
  • Porcentagem diária após x dias úteis: escolha uma porcentagem de até 0.03% por dia, e o cálculo contará todos os dias corridos após a quantidade de dias configurada por você.
  • Valor diário após x dias úteis: escolha um valor fixo em reais, que não ultrapasse 0.03% do valor do boleto. O cálculo contará todos os dias corridos após a quantidade de dias configurada por você.
  • Porcentagem diária após x dias úteis: escolha uma porcentagem de até 0.03% por dia, e o cálculo começará após a quantidade de dias configurada por você.
  • Valor diário após x dias úteis: escolha um valor fixo em reais, que não ultrapasse 0.03% do valor do boleto. O cálculo começará após a quantidade de dias configurada por você.
Ao utilizar o tipo de dias úteis, apenas a contagem para iniciar a cobrança dos juros será em dias úteis. Passada essa contagem, os juros serão aplicados em dias corridos.

Desconto

O desconto, ao contrário da multa e dos juros, é um mecanismo que vai diminuir o valor do boleto caso ele seja pago antes de uma data determinada. Isso pode ser usado nas suas negociações para incentivar o cliente a pagar o quanto antes.

Você pode oferecer um valor fixo de desconto ou um desconto percentual com base no valor do boleto. Ao gerar um boleto, você deve escolher uma das opções disponíveis no menu Tipo de desconto.

Sem desconto: escolha essa opção caso não queira oferecer nenhum tipo de desconto ao cliente.

Por valor: determine um valor fixo para o desconto e uma data limite para o cliente ter direito a este desconto.

Por porcentagem: determine uma porcentagem do valor total que será descontada e a data limite para o cliente ter direito a este desconto

Não há qualquer tipo de limitação para o desconto, então use-o da forma mais conveniente para os seus negócios.

Complete os campos restantes necessários para a emissão do boleto. Se precisar de ajuda, veja neste artigo um passo-a-passo completo de como gerar um boleto na Kobana.

Como fizemos?

Como utilizar o PIX e o Boleto Híbrido na Kobana?

Como acompanhar os pagamentos dos meus clientes?

Contato