Como ativar a comunicação via API de boletos do Itaú?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

Cada dia mais os bancos estão evoluindo para que toda a comunicação seja realizada através de APIs. O Itaú já tem disponível uma API para comunicação relativa a boletos.

Abaixo explicamos passo a passo como gerar as credenciais e conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Itaú.

Atualmente a versão mais recente da API do Itaú permite apenas que os boletos sejam registrados e cancelados.
  1. Contatando seu gerente

Observamos que o banco pode dar início à ativação da API de diferentes maneiras, e por este motivo, antes de realizar qualquer outra ação será preciso que você converse com seu gerente.

Explique ao mesmo que deseja ativar a API do banco juntamente a sua carteira de cobrança, e solicite que ele o direcione com relação a o que deve ser feito.

Estas são as hipóteses mais recorrentes observadas no momento de iniciar a ativação da API juntamente ao banco.

1ª Hipótese - O banco enviará a você um token descriptografado, que você precisará anexar à Kobana (passo a passo logo a baixo). Caso seja esta a condição, você poderá identificá-la devido ao fato de que o banco não tenha solicitado a você anteriormente que nada fosse enviado para que você viesse a ter acesso a este token.

2ª Hipótese - O banco solicitará que você gere uma chave pública e envie a eles, e após o envio desta chave disponibilizarão a você o token necessário para ativação.

3ª Hipótese - Alguém já realizou os passos anteriores (um desenvolvedor, a equipe de TI de sua empresa…), de envio da chave ao banco e de recepção do token descriptografado, e você já possui o token. 

4ª Hipótese - Em algum outro momento você ou alguém de sua equipe já enviou uma chave pública ao banco com o intuito de ativar a API, e o processo não foi concluído. Neste caso é preciso que você gere uma nova chave pública e envie ao banco. Ao encaminhá-la ao banco, especifique que você necessita que o token temporário seja gerado fazendo uso da chave pública que você envia no e-mail em questão.

  1. Quando devo gerar a chave pública? Como gerar a chave pública?

Assim como explicamos a você acima, a ativação da API juntamente à sua carteira pode acontecer de algumas diferentes formas.

Quando você se identificar com a primeira e a terceira hipóteses, não será necessário que você gere uma chave pública. Pois nas situações um e três esta etapa do processo já fora realizada. Desta forma será preciso que, com o token em mãos, você vá até o local indicado no passo três deste artigo (Inserção de credenciais criptografadas) e insira as informações que possui para que a conexão seja criada.

Caso você se identifique com a segunda e a quarta hipóteses, nestes casos será necessário que a chave pública seja gerada, para que assim você possa dar início à ativação da API.

E como faço para gerar a chave pública?

Para que a disponibilização das credenciais pelo banco seja realizada de forma segura, é necessário que seja gerada uma chave pública e que essa seja encaminhada ao banco. Você consegue fazer isso acessando o menu Integrações > Conexões em sua conta da Kobana. Em seguida clique em Nova Conexão e selecione o Banco Itaú.

Crie o nome da conexão, por exemplo "API - ITAU - NOME DA EMPRESA". A seguir você deverá selecionar uma opção informando se:

  • Já tem o token decifrado.
  • Já tem o token temporário.
  • Precisa gerar a chave pública.

Considerando que o banco ainda não disponibilizou nada, selecione a opção para geração da chave pública.

Na página seguinte, clique no ícone para fazer download da chave pública.

Com a chave pública baixada em seu computador, encaminhe a mesma ao gerente de cash, responsável pela integração da sua conta. No mesmo e-mail solicite que ele encaminhe as credenciais criptografadas para integração via API de cobrança

  1. Inserção de credenciais criptografadas

Quando o banco encaminhar as credenciais criptografadas, acesse a conexão que você criou através do menu Integrações > Conexões e clique em Ver Conexão. Agora você deve clicar na segunda opção: Cadastrar credenciais recebidas. Insira as credenciais nos campos correspondentes, salve e, em seguida, realize a validação da mesma. Avise nossa equipe através do chat que você finalizou esse procedimento e informe o ID da sua conexão para podermos realizar o acompanhamento do mesmo.

  1. Ativando a API em sua carteira

Após ter enviado a nossa equipe os dados necessários, sua conexão terá sido criada, e assim você poderá vinculá-la a sua carteira.

Para que esta ação seja realizada, vá até o menu Cobranças > Configurações > Carteiras. Na carteira a ser ativada, clique em Ver carteira. Em seguida clique em Ações > Alterar conexões.

Escolha a conexão que foi criada e a vincule a sua carteira.

Como fizemos?

Como ativar a comunicação via API cobrança do Banco do Brasil?

Como gerar um PIX cobrança através da interface

Contato