Como ativar a comunicação via API com o Itaú

Matheus Gonçalves Atualizada Por Matheus Gonçalves

Cada dia mais os banco estão evoluindo para que toda a comunicação seja realizada através de APIs. O Itaú já tem disponível uma API para cobrança, onde toda e qualquer informação referente aos boletos é enviada através dela, incluindo confirmação de pagamentos.

Abaixo explicamos passo a passo como gerar as credenciais e conectar sua carteira cadastrada na Kobana com a API do Itaú.

Passo 1 - Gerando chave pública

Para que a disponibilização das credenciais pelo banco seja realizada de forma segura, é necessário que seja gerada uma chave pública e que essa seja encaminhada ao banco. Você consegue fazer isso acessando o menu Integrações > Conexões em sua conta da Kobana. Em seguida clique em Nova Conexão e selecione o Banco Itaú.

Crie o nome da conexão, por exemplo "API - ITAU - NOME DA EMPRESA". A seguir você deverá selecionar uma opção informando se:

  • Já tem o token decifrado.
  • Já tem o token temporário.
  • Precisa gerar a chave pública.

Considerando que o banco ainda não disponibilizou nada, selecione a opção para geração da chave pública.

Na página seguinte, clique no ícone para fazer download da chave pública.

Com a chave pública baixada em seu computador, encaminhe a mesma ao gerente de cash, responsável pela integração da sua conta. No mesmo e-mail solicite que ele encaminhe as credenciais criptografadas para integração via API de cobrança

Passo 2 - Inserção de credenciais criptografadas

Quando o banco encaminhar as credenciais criptografadas, acesse a conexão que você criou através do menu Integrações > Conexões e clique em Ver Conexão. Agora você deve clicar na segunda opção: Cadastrar credenciais recebidas. Insira as credenciais nos campos correspondentes, salve e, em seguida, realize a validação da mesma. Avise nossa equipe através do chat que você finalizou esse procedimento e informe o ID da sua conexão para podermos realizar o acompanhamento do mesmo.

A confirmação de pagamento via API do Itaú ainda não é atualizada em tempo real. A atualização está sendo feita de hora em hora através de uma pesquisa direta na API bancária. Estamos implementando a atualização em tempo real em breve.

Como fizemos?

Como conectar à API de cobrança do Banco do Brasil?

Contato