Como ativar o PIX do Bradesco?

Marilia Souza Atualizada Por Marilia Souza

O PIX é a solução de pagamento instantâneo, criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC), que proporciona a realização de transferências e de pagamentos. Este artigo irá te auxiliar na ativação para geração dos QR Codes do PIX do Bradesco e assim passar a receber nessa modalidade.

  1. Gerando as credenciais necessárias

Para geração das credencias de acesso (client_id e client_secret) é necessário enviar os dados da Empresa (Nome, CNPJ, dados para contato), dando o devido contexto de que sua empresa utilizará a Kobana para geração dos QR Codes do PIX, juntamente com o certificado digital gerado por uma autoridade certificadora pública reconhecida no Brasil ao suporte específico do banco (suporte.api@bradesco.com.br).

Cerfique-se que esses dados estão sendo enviados no ambiente de produção do banco. O nosso sistema não vai validar o certificado e as credenciais caso eles estejam no ambiente sandbox (teste) do Bradesco.
  1. Importando o certificado digital

Com as credenciais geradas, você vai acessar sua conta da Kobana. No menu Conta > Segurança > Certificados, vai clicar em Novo certificado. Preencha o formulário com os dados do seu certificado e realize a importação do mesmo.

  1. Criando a conexão com o banco

Neste passo, você deverá acessar o menu Integrações > Conexões e clicar para cadastrar uma conexão. No cadastro, selecione o logo do banco Bradesco, dê um nome para essa conexão, como, por exemplo "PIX - BRADESCO - NOME DA EMPRESA", insira as credenciais e selecione o certificado que você acabou de inserir.

  1. Criando sua conta PIX

Com todos os dados necessários para começar a gerar o PIX, você deve agora criar um conta PIX acessando o menu Cobrança > Configurações > Contas PIX. Selecione o banco Bradesco, dê um nome para a sua conta, como, por exemplo "PIX - BRADESCO - NOME DA EMPRESA" e inclua a chave do PIX. Prossiga com os demais procedimentos até que o sistema confirme que a conta PIX foi ativada com sucesso.

  1. Gerando o PIX e boletos-híbridos

Finalizando os passos acima, você poderá começar a gerar o PIX e o boleto-híbrido.

Para geração do boleto-híbrido, inclua a conta PIX em uma de suas carteiras de cobrança, para fazer isso acesse o menu Cobrança > Configurações > Carteiras. Clique em Ver Carteira (👁️) naquela que deseja configurar o boleto-híbrido. Na próxima tela clique em Ações > Alterar. No final da página de edição da carteira, você visualizará informações sobre o boleto-híbrido e a opção de selecionar a conta geradora do PIX. Selecione a conta PIX que desejar para esta carteira. Pronto! A partir de agora todos os boletos dessa carteira serão gerados acompanhados de um QR Code do PIX.

Para geração apenas do PIX, desacompanhado de um boleto, você deve consultar nossa documentação técnica.

Atualmente é possível gerar apenas o PIX através da nossa interface.

A confirmação de pagamento do PIX do Bradesco não é atualizada em tempo real. A atualização está sendo feita de hora em hora através de uma pesquisa direta na API bancária. Estamos implementando a atualização em tempo real em breve.
O QR Code do PIX que geramos é dinâmico, ou seja, ele é gerado de acordo com valores e dados diferentes. Porém, ele não obedece regras do boleto, como desconto, juros e multa. Quando utilizado em modelo boleto-híbrido, o PIX é baixado no vencimento do boleto.

Como fizemos?

Como definir a carteira padrão para geração dos boletos na importação de remessa?

Como excluir uma remessa?

Contato